Arquitetura

Projeto de Cervejaria em Belo Horizonte vence Prêmio Versailles 2018

Projeto foi reconhecido pela UNESCO e pela União Internacional dos Arquitetos como o melhor na categoria restaurantes

Prêmio Versailles 2018

O Brasil vem de destacando cada vez mais no mercado internacional de Arquitetura. O Ateliê Wals, cervejaria projetada pelo Escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados (GPA&A) em Belo Horizonte (MG), sagrou-se vencedor do Prix Versailles 2018, na categoria Restaurantes das Américas do Sul e Central e Caribe. Trata-se de um dos maiores prêmios de Arquitetura Comercial do mundo, concedido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O Ateliê Wals foi pensado como uma imensa barrica de madeira aberta sobre as montanhas verdes de Belo Horizonte. O complexo reúne restaurante, loja, escritório, adega, fábrica de cerveja e área externa para foodtrucks. “É um projeto lúdico e divertido, que mostra a união da arquitetura e da cerveja de maneira mágica”, diz Gustavo. O projeto já havia sido premiado em 2017 na 19ª Premiação de Arquitetura do IAB-MG e estampa a capa do Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2018, publicação do CAU/BR que traz as principais informações sobre o setor no Brasil (leia aqui).

O Prix Versailles reconhece as estruturas mais notáveis, em termos de arquitetura interior e exterior. Todas as premiações (divididas por continentes) serão entregues no dia 15 de maio, em Paris (França). A premiação acontece desde 2015 e no ano passado premiou o Pavilhão Dançante que Guto Requena projetou para as Olímpiadas do Rio de Janeiro.

Prêmio Versailles 2018

OUTROS PREMIADOS BRASILEIROS

Outras obras realizadas no Brasil também mereceram destaque no Prix Versailles 2018. A Japan House, em São Paulo, venceu na categoria Lojas Comerciais. O projeto é uma parceria entre o escritório japonês Kengo Kuma & Associates e dos arquitetos brasileiros do FGMF Arquitetos.

O escritório brasiliense Bloco Arquitetos classificou-se também na categoria Restaurantes, recebendo o Prêmio Especial de Exteriores pelo projeto do Restaurante Norton, em Brasília.

Confira aqui a lista completa dos vencedores nas Américas do Sul, Central e Caribe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

Pular para o conteúdo