Arquitetura

Amazônia 2040: Arquitetura e Urbanismo para um Futuro Sustentável

CAU Brasil, juntamente com o CAU Amazonas, assinam acordo com a prefeitura de Manaus na abertura do Projeto Amazônia 2040

O Projeto Amazônia 2040 – Arquitetura e Urbanismo para um Futuro Sustentável – está construindo uma proposta dos arquitetos e urbanistas brasileiros para ser apresentada no 28° Congresso Mundial de Arquitetos (UIACPH2023). Nesta quarta-feira, um evento em Manaus (AM) deu a largada desse processo, coordenado pelo CAU Brasil, pelo Fórum de Presidentes dos CAU/UF e pelo Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU): IAB, FNA, AsBEA, ABEA, ABAP e FeNEA.

Mais de 200 arquitetos e urbanistas, gestores públicos, pesquisadores e estudantes estiveram reunidos no Palácio Rio Negro para discutir soluções de sustentabilidade com foco nas cidades e nas comunidades que vivem rodeadas pela maior floresta tropical do mundo. “O mundo está preocupado com a mudanças climáticas, e a Amazônia está no centro do nosso debate”, afirmou a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh. “Queremos dar visibilidade à nossa Arquitetura, mostrar o que existe em termos de sustentabilidade.”

 

Amazônia 2040
O presidente do CAU/AM, Jean Faria; o presidente do Implurb, Carlos Valente; e a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, assinam protocolo de intenções

 

Na ocasião, o CAU Brasil assinou junto com o CAU/AM e a Prefeitura de Manaus um protocolo de intenções para promover ações de desenvolvimento urbano sustentável, patrimônio cultural, licenciamento urbanístico simplificado e de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Objetivo é que o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus (Implurb) possa contar com contribuições do CAU na área de consultoria, cursos e capacitações, visando a melhoria da qualidade de vida na cidade.

“Esse protocolo de intenções é o resultado de um diálogo de mais dois anos do CAU/AM com a  Prefeitura de Manaus”, afirmou o presidente do CAU/AM, Jean Faria. “Esse acordo vai trazer muitas melhorias não só para os arquitetos e urbanistas daqui para, mas para a cidade como um todo.” Para o prefeito de Manaus, David Almeida, o acordo e o evento realizados pelo CAU vão possibilitar extrair ideias para destravar a questão urbana da cidade. “As Prefeituras têm o menor recurso do bolo arrecadatório, e é nesse cenário que temos que administrar a coleta de lixo, obras, transporte coletivo e tantas outras demandas”, disse.

 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, com a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.

 

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, também esteve presente no evento. “Manaus tem um grande passivo histórico em sua infraestrutura, principalmente por falta de planejamento. Nossa cidade nasceu desorganizada, por isso saudamos essa iniciativa dos arquitetos e urbanistas”, afirmou. O presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou a importância do acordo para a simplificação da aprovação de projetos e para a revitalização do Centro Histórico. “Estamos buscando equação econômica para retomar programas habitacionais no Centro de Manaus. Queremos incentivar habitação e usos múltiplos do local”.

Também participaram da mesa de abertura a presidente do IAB, Maria Elisa Baptista; a coordenadora do Fórum de Presidentes dos CAU/UF, Du Leal (e presidente do CAU/MG); e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (que é arquiteto e urbanista de formação). “É um prazer estar aqui na Amazônia, terra de três grandes arquitetos e urbanistas brasileiros: Severiano Porto, Milton Montes e Aarão Reis”, afirmou Edmilson.

 

O prefeito de Manaus, David Almeida, prestigiou o evento.
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza

A presidente do IAB, destacou que, mesmo com as tragédias climáticas, é importante manter a esperança no futuro. “O porvir é o que pode vir a ser, projetado pelo presente. Cabe a nós fazê-lo mais generoso e mais solidário”, afirmou Maria Elisa.

 

Edwiges Leal, presidente do CAU/MG e coordenadora do Fórum de Presidentes dos CAU/UF.

 

A presidente do CAU/MG, Edwiges Leal, coordenadora do Fórum de Presidentes dos CAU/UF, falou dos esforços de arquitetos de todo o país para melhorar a prestação dos serviços de Arquitetura e Urbanismo e ampliar a contribuição social dos profissionais. Edwiges também apontou a importância do Fórum caminhar junto com o evento Amazônia 2040, participando e compartilhando experiências e práticas. “O Brasil é continental. Os presidentes precisam conhecer as diversas realidades e abordagens territoriais. Pensar juntos, escutar e absorver o conhecimento e com isto buscar este planejamento futuro, sustentável, mais equilibrado, justo e amigável, com qualidade de vida” afirmou a presidente.

Fonte: CAU/BR

 

Notícias relacionadas – Projeto Amazônia 2040

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo