Home » CAU/MG, Entrevistas, Notícias, Urbanismo » Presidente do CAU/MG concede entrevista à TV Assembleia sobre chuvas em Minas

Presidente do CAU/MG concede entrevista à TV Assembleia sobre chuvas em Minas

O presidente Danilo Batista reforça a necessidade de mais eficiência no planejamento urbano e ações em ATHIS

O mês de janeiro de 2020 foi mês mais chuvoso na história de Belo Horizonte e levando outras 196 cidades a declarar estado de emergência. O volume de estragos foi maior que em outros anos, deixando mais de 50 mil pessoas desabrigadas. O aumento constante dessas tragédias não é causado apenas pela força da natureza, mas também pela intervenção humana, ou a falta dela, quando necessária.

Esse foi o ponto de pauta do programa Panorama na TV Assembleia, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG. O programa teve como convidados o arq. urb. Danilo Batista, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, e o capitão Luiz Antônio e Silva, da Defesa Civil de Minas Gerais para as discussões e esclarecimentos técnicos em cima do tema. Você pode conferir a entrevista completa ao final desta publicação.

Segundo Danilo, as cenas que temos visto no decorrer do mês vem de uma soma de fatores, nos âmbitos ambiental e urbano. Em virtude das mudanças climáticas, sempre teremos aumento de chuvas a cada ano, e se medidas não forem tomadas para corrigir as falhas ao mesmo tempo em que preveni-se contra futuras tragédias, as tragédias continuarão se repetindo.

 

Assistência Técnica

O presidente também ressalta a importância da conscientização acerca da ocupação de encostas e locais de riscos e informa da Lei 11.888/2008, que assegura às famílias de baixa renda a assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social e que precisa ser implantada para mudar a realidade da população mais carente.

O presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, também aborda a questão da moradia, ao falar da dificuldade que os atingidos pela chuva tem de mudar-se para outro local, portanto é fundamental que o estado priorize essas pessoas nas obras habitacionais a fim de assegurar que o número de mortos, feridos e desabrigados não aumente.

 

Entrevista completa

Confira a seguir a entrevista na íntegra, compartilhado pela TV Assembleia nesse link e publicado no canal do CAU/MG no YouTube.

 

Em janeiro, o Conselho publicou uma nota em solidariedade às vitimas das chuvas no Estado de Minas Gerais, onde também é feito um breve diagnóstico do cenário atual e de possíveis soluções para essa questão, uma vez que os arquitetos e urbanistas têm um papel fundamental no processo de desenvolvimento urbano. Leia no link abaixo.

O CAU/MG promoverá em 2020 diversos debates em todo o estado para tratar do planejamento urbano e regional e questões metropolitanas. Desde já contamos com a colaboração de todos para ampliarmos esse debate e buscarmos soluções que melhorem a qualidade de vida de todos e evitem tragédias como as ocorridas recentemente.

O primeiro encontro, “Cidades Integradas – Planejamento e Gestão”, já está marcado para o dia 19 de fevereiro, quarta, em Coronel Fabriciano, na Região do Vale do Aço. Saiba mais clicando aqui e participe.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =