Home » Acessibilidade, Arquitetura, Conteúdo, Entidades, Notícias, Transparência, Urbanismo » Prefeitura de Uberlândia lança edição de 2019 da Cartilha de Acessibilidade

Prefeitura de Uberlândia lança edição de 2019 da Cartilha de Acessibilidade

Referência no tema, Prefeitura disponibiliza a 4ª edição de sua Cartilha de Acessibilidade

Cartilha de Acessibilidade

A 4ª edição da Cartilha de Acessibilidade já está disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia e na Biblioteca Virtual do CAU/MG. O documento organizado pela Diretoria de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida, da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, é uma referência técnica para construções acessíveis e adaptações de obras existentes.

“É uma ferramenta que vem se mantendo há mais de 10 anos como carro-chefe de orientações sobre acessibilidade nas construções na cidade. A intenção é difundir informações sobre pequenas questões que podem surgir durante a obra, como altura de barra de apoio, vagas de estacionamento e espaço de circulação”, explicou o diretor Idari Alves da Silva.

Didática, a cartilha destaca os principais pontos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), sancionada em julho de 2015, e a norma técnica de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050), emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em novembro do mesmo ano.

Cartilha de Acessibilidade

 

Cartilha inovadora

A primeira edição do material foi publicada e distribuída na cidade ainda em 2008, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão, para dar apoio técnico a entidades, interessados no assunto e órgãos relacionados à construção civil, sendo revisada periodicamente.

“Consideramos os tópicos que geram mais dúvidas e apresentamos de forma ilustrada na cartilha”, observou o coordenador do Núcleo de Acessibilidade da diretoria, Marco Antonio Cunha e Silva. A versão 2019 da cartilha está acessível para download no formato .PDF, tanto pelo site da PMU, no item “Acessibilidade”, presente na página inicial do portal, quanto em nossa Biblioteca Virtual,  clicando no link abaixo e acessando a guia “Acessibilidade”.

Via: Secom PMU (com modificações)

 

Referência em Acessibilidade

Diferenciada da maioria das cidades brasileiras, Uberlândia é exemplo graças à criação de leis e órgãos de fiscalização em acessibilidade. A cidade foi considerada, em 2010, uma das 100 cidades do mundo modelo em acessibilidade pela ONU. (informações do Programa Cidades Sustentáveis)

Confira algumas matérias sobre ações e destaques no município.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.