Comissão de Ensino do CAU/MG posiciona-se sobre a desvalorização do ensino e da pesquisa
29 de julho de 2020 |
A COMISSÃO DE ENSINO E FORMAÇÃO do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CEF-CAU/MG, em reunião ordinária no dia 18 de junho de 2020, realizada por videoconferência, no exercício das competências e prerrogativas, vem por meio deste comunicado se pronunciar acerca do atual momento de desvalorização da ciência e do ensino superior em nosso país. Trazendo o seguinte posicionamento:
Estamos vivenciando um período de desvalorização da ciência por parte do Governo Federal, com sérias consequências prejudiciais ao desenvolvimento do país.
A Comissão de Ensino e Formação do CAU-MG – CEF-CAU/MG vem, por meio desta nota, anunciar seu repúdio ao corte de verbas, por parte do Governo Federal, para o ensino universitário público federal e para a pesquisa, especialmente para as áreas das Humanidades.
A CEF-CAU-MG entende que a educação superior é a base fundamental da sociedade.
A CEF-CAU-MG entende que a pesquisa é a principal fonte para a construção de conhecimento para desenvolvimento de uma nação.
A CEF-CAU-MG entende que a Ciência é indivisível e que não pode ser desenvolvida de forma a garantir, ainda que com parcos recursos, apenas uma parte das áreas de do conhecimento.
Bom dia,
gostaria de saber com base em quais informações e qual grupo participou dessa reunião para emitir esse posicionamento do cau-mg.
Caro Rildo.
A manifestação representa o posicionamento dos Conselheiros membros da Comissão de Ensino e Formação do CAU/MG, e foi emitida com base em suas competências e prerrogativas que trata o art. 94 do Regimento Interno aprovado pela Deliberação Plenária nº 0071.6.1-2017, do CAU/MG e homologado pela Deliberação Plenária nº DPABR Nº 0023-05.A/2017, do CAU/BR, e a Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010.