CAU/BR

Participe! Pesquisa sobre a prática da “reserva técnica”

A Comissão de Ética e Disciplina do CAU Brasil quer conhecer a opinião dos profissionais de arquitetura e urbanismo

 

pesquisa reserva técnica

 

Qual é a sua opinião sobre a prática da chamada reserva técnica? A Comissão de Ética e Disciplina do CAU Brasil está promovendo um amplo debate sobre o tema. Agora, chegou a hora de saber qual o entendimento que os profissionais têm dos comissionamentos no mercado de Arquitetura e Urbanismo. Atenção: não é preciso se identificar

 

Clique aqui para acessar a Pesquisa Nacional

 

A discussão sobre a prática da reserva técnica foi retomada durante o 22º Seminário Regional da Comissão de Ética do CAU Brasil, que aconteceu em Cuiabá/MT. Na ocasião, conselheiros do CAU Brasil e dos CAU/UF, arquitetos e urbanistas, lojistas, fornecedores e demais especialistas debateram as implicações dessa prática nos dias atuais. Participaram ainda desse encontro profissionais de outros conselhos profissionais que vivenciaram debates semelhantes.

“Pretendemos, de forma transparente e com uma visão mais abrangente possível, fazer um diagnóstico de como esse assunto está sendo tratado no dia a dia dos profissionais, nos CAU/UF, e entre os fornecedores e demais atores atuantes no segmento da arquitetura”, afirmou o coordenador da Comissão de Ética do CAU Brasil, Fabrício Santos. Segundo ele, a questão-chave é a valorização da profissão e o apoio aos arquitetos e urbanistas para que eles consigam oferecer seus serviços da melhor maneira possível, com qualidade e com ética.

A plataforma não permite que o mesmo usuário responda o questionário mais de uma vez. O prazo para respostas se encerra em 24 de novembro. Os resultados parciais da pesquisa serão apresentados em Seminário Regional em Porto Alegre, nos dias 16 e 17 de novembro, cujo objetivo é definir os encaminhamentos e estratégias necessárias à atuação do conselho sobre esse tema, a ser apresentada ao Plenário do CAU Brasil.

Contamos com sua participação e colaboração nesse debate.

Fonte: CAU/BR

 

2 respostas

  1. Minha resposta e sempre depende, já trabalhei em lojas que se o arquiteto quer a RT o valor a ser pago pelo cliente sofre um acréscimo para que a loja consiga tirar a diferença, dessa forma eu sou contra. Mas também já vi muitas empresas que o valor a ser pago pelo cliente final não sofre alteração, e a RT e paga como se fosse uma comissão ou bonificação simplesmente pela indicação e até mesmo pela parceria, isso eu acho positivo o arquiteto tem a confiança de indicar e recebe um valor por isso, a loja ganha clientes e o cliente não fica lesado.

    1. Olá, Tatiane.

      Toda contribuição é importante para balizar o trabalho do conselho sobre o tema. Não deixe de cadastrar seus posicionamentos na pesquisa, que vai até o dia 24 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo