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Pesquisa evidencia necessidade de capacitação em empreendedorismo

Promovida pelo CAU/MG e Sebrae/MG, a consulta realizada em maio deste ano mostra que muitos profissionais atuam sem uma adequada estrutura de negócios

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG se juntou ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais – Sebrae/MG para aprimorar os conhecimentos dos arquitetos e urbanistas mineiros sobre empreendedorismo. Essa parceria, fruto do Termo de Cooperação Técnica firmado entre os órgãos, tem o objetivo de promover em 2021 uma série de ações voltadas para a capacitação em negócios, com condições especiais para os profissionais registrados no CAU/MG. O primeiro passo foi uma pesquisa realizada em março, que contou com 171 contribuições e deu uma visão sobre a realidade da atuação dos profissionais no estado. Os resultados você confere a seguir.

 

Menos espírito empreendedor, mais atuação liberal

Os primeiros dados da consulta mostram que os arquitetos e urbanistas mineiros atuam mais de forma autônoma do que com algum vínculo empregatício. No que diz respeito à quantidade de colaboradores, 63% indicaram uma força de trabalho individual ou com um colega. Quanto à formalização, 90% dos participantes apontaram o exercício de suas atividades como pessoas físicas, sem um CNPJ.

A maioria dos profissionais trabalha individualmente ou com um colega a mais.

 

Em seguida, foi abordada a gestão financeira, um dos temas mais importantes que será tratado nos cursos ofertados pelo Sebrae-MG. Dos que responderam ao questionário, 68% não faz uma separação entre despesas pessoais das do escritório e apenas metade faz algum controle de caixa. O modo de operar, conforme os dados, aponta para uma atuação constante, onde o profissional executa trabalhos um após o outro, sem realizar projeções financeiras para o futuro próximo (85% não o fazem) ou apurar mensalmente seu lucro e prejuízo (70% não apuram). Ainda assim, a maioria (90%) tem a pretensão de expandir os negócios, a médio e longo prazo.

Há também um grande desconhecimento de leis e impostos que impactam nos negócios, onde 82,5% responderam não ter essa noção. Na mesma proporção, há desconhecimento também sobre a margem de lucros dos serviços. A tributação e apuração de dados também são itens que serão trabalhados nas capacitações.

 

 

Muito trabalho, pouca presença

Na pesquisa também foi abordada a atuação dos profissionais no âmbito do marketing e sua relação com vendas e clientes. Poucos (21%) analisam e atualizam seu portfólio de serviços e menos ainda (8%) tem processos e rotinas de vendas bem definidos.

No que tange a produção de conteúdo para fins de divulgação, 83% dos que responderam não a fazem. Também não é feita uma comunicação patrocinada em plataformas digitais, onde apenas 13,5% dos profissionais investem em seus canais. Assim como em outros tópicos, essa é uma demanda que existe no meio, para aperfeiçoamento da identidade, da marca, bem como da presença digital do profissional ou escritório nas redes sociais. Por isso, o marketing digital é mais um dos conteúdos que serão abordados nos treinamentos disponibilizados.

 

O que vem por aí

Os arquitetos e urbanistas registrados no Conselho poderão participar de cursos que vão orientar sobre gestão básica de negócios, controle financeiro, tributação, legislação, ampliação de mercado, marketing, dentre outros temas. O objetivo é apresentar aos profissionais os conceitos e ferramentas que contribuem para quem deseja uma postura mais empreendedora, iniciar um empreendimento ou redesenhar o modelo de negócio da empresa.

Para lançar a parceria entre CAU/MG e Sebrae-MG, será promovido o primeiro encontro online que entre profissionais com atuação nas áreas de gestão e marketing. O evento acontece no dia 15 de julho, às 19h, ao vivo no Youtube do Conselho e contará com as presenças de Ana Paula Castro, Consultora de Marketing do SEBRAE-MG, e a arq. urb. Laura Penna, Diretora Administrativa Financeira do Escritório GPA&A.

A primeira palestra fica por conta de Ana Paula formou-se em Relações Públicas pela UFMG, com especialização em Marketing estratégico e experiência na gestão de projetos de comunicação e marketing e gestão de redes sociais para pequenos negócios. Em sua apresentação, a convidada do Sebrae objetiva sensibilizar arquitetos sobre a importância de “se enxergar” como empresários/empreendedores em um mercado cada vez mais competitivo.

Ana Paula Castro (Sebrae-MG) e Laura Penna (GPA&A) são as convidadas do evento.

A segunda apresentação da noite será conduzida pela arquiteta e urbanista Laura Penna, que é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela NPGAU UFMG e Sócia-Diretora da Gustavo Penna Arquiteto & Associados, onde atua na coordenação e desenvolvimento de projetos e implantação dos sistemas de gestão estratégica (FDC/PAEX e ISO 9001). Laura vai debater possibilidades gerenciais que apontam caminhos para a valorização profissional no campo da Arquitetura e Urbanismo.

O evento é online e as inscrições são gratuitas. Se você tem interesse em expandir sua visão de negócios no campo da arquitetura, então não perca essa oportunidade. Acesse a página do evento abaixo e faça seu cadastro.

 

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