Arquitetura

“Lenda viva”, Paulo Mendes da Rocha recebe hoje a Medalha de Ouro do RIBA

Arquiteto e urbanista brasileiro foi reconhecido por sua obra revolucionária e transformadora.

O arquiteto em seu escritório em São Paulo.

O arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha recebe nesta quarta-feira (01/02/17), em Londres, a Medalha de Ouro Real concedida pelo Royal Institute of British Architects (RIBA).

Dada em reconhecimento do trabalho de uma vida, a premiação é aprovada pessoalmente por Sua Majestade a Rainha e é concedida a uma pessoa ou grupo de pessoas que tiveram uma influência significativa, direta ou indiretamente, no avanço da Arquitetura mundial.

Concedido desde 1848, a lista dos ganhadores da Medalha de Ouro do RIBA ​​inclui Zaha Hadid (2016), Frank Gehry (2000), Norman Foster (1983), Frank Lloyd Wright (1941) e Sir George Gilbert Scott (1859). Oscar Niemeyer (1998) foi o único outro arquiteto brasileiro a ter recebido a honra.

Depoimento de Jane Duncan, presidente do RIBA

Falando sobre o prêmio, a presidente do RIBA e presidente do comitê de seleção, Jane Duncan, disse: “O trabalho de Paulo Mendes da Rocha é altamente incomum em comparação com a maioria dos arquitetos mais famosos do mundo. É um arquiteto com uma incrível reputação internacional, mas quase todas as suas obras-primas são construídas exclusivamente em seu país de origem. Revolucionária e transformadora, a obra de Mendes da Rocha tipifica a arquitetura do Brasil dos anos 50 – concreto cru, robusto e belamente “brutal”.

“Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto de classe mundial e uma verdadeira lenda viva. Estou muito feliz por ele ser agraciado com a Royal Gold Medal, uma das honras mais importantes do mundo para a arquitetura”, completou.

Paulo Mendes da Rocha é também detentor, entre outras honrarias internacionais, do Prêmio Mies van der Rohe (2000), do Prêmio Pritzker (2006) e do Leão de Ouro da Bienal de Veneza (2016).

“Depois de tantos anos de trabalho, é uma grande alegria receber esse reconhecimento do Royal Institute of British Architects pela contribuição que minha vida de trabalho e experiências deu ao progresso da Arquitetura e da Sociedade”, disse ao arquiteto por ocasião do anúncio de sua escolha. “Gostaria de enviar os meus mais sinceros agradecimentos a todos os que partilham a minha paixão, em particular os arquitetos britânicos, e divido este momento com todos os arquitetos e engenheiros que colaboraram nos meus projetos”.

Nascido em Vitória, Brasil, em 1928, Paulo Mendes da Rocha recebeu o reconhecimento do RIBA por sua significativa contribuição à arquitetura. “Os numerosos edifícios culturais notáveis ​​de Mendes da Rocha, construídos em seu estilo brutalista brasileiro, com estruturas de concreto expostas e acabamentos ásperos, são amplamente associados com a transformação da cidade de São Paulo”, diz comunicado do instituto.

Em 1957, ele completou seu primeiro prédio célebre, o Clube Atlético de São Paulo, seguido por um grande número de outros edifícios públicos na cidade, incluindo a Capela de São Pedro (1987), o Museu Brasileiro de Escultura MuBE (1988), o Pórtico da Praça do Patriarca (1992- 2002), a Pinacoteca do Estado (1993) e o Centro Cultural FIESP (1997). Fora de São Paulo, destacam-se o Estádio Serra Dourada em Goiás (1973), a Capela da Senhora da Conceição em Recife (2006) e o Cais das Artes em Vitória (2008)”.

Clique aqui e conheça detalhes dos principais projetos de Paulo Mendes da Rocha.

“Apesar da reputação internacional de Mendes da Rocha, existem apenas alguns exemplos para apreciar seu trabalho fora de seu país de origem, com a significativa exceção do pavilhão do Brasil na Expo’70 (Osaka, Japão) e do Museu dos Coches (Lisboa, 2015)”, ressalta o RIBA.

A premiação ocorrerá em jantar de gala. Inicialmente, Mendes da Rocha será saudado por dois outros ganhadores da honraria, o inglês David Chipperfield  e o irlandês John Tuomey, além da irlandesa Yvonne Farrell (recém nomeada, juntamente com Sherlley McNamara, curadoras da Bienal de Veneza de 2018). O escocês Neil Gillespie, da Foundation for Archictecture and Education, fará a leitura do termo de premiação. Em seguida, o arquiteto brasileiro concederá uma entrevista conduzida pelo arquiteto escocês John McAslan e, finalmente, será feita a entrega da Medalha de Ouro.

Confira as saudações de Neil Gillespie e John McAslan a Paulo Mendes da Rocha.

O evento do dia 01/02 é a principal atividade da Royal Gold Medal Week 2017, que terá ainda uma palestra de Mendes da Rocha, na terça-feira (31/01), sobre sua vida como projetista e professor, e palestras de outros profissionais de vários países, entre os dias 30/01 e 03/02, sobre os rumos da Arquitura. No dia 30 haverá anda a recepção aos novos membros do RIBA.

Veja também:

Hotsite especial lançado pelo CAU/BR sobre Paulo Mendes da Rocha quando de sua premiação com o Leão de Ouro de Veneza

Via CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

CAU/BR

Últimos dias para pagar a Anuidade 2024 à vista com desconto de 5%

Pular para o conteúdo