Entidades

Pagamento da CSU prorrogado até 31 de março

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) decidiu prorrogar até 31 de março o prazo para pagamento da Contribuição Sindical Urbana (CSU) 2017. O recolhimento, inicialmente previsto para ocorrer até 28 de fevereiro, foi estendido devido a problemas técnicos na geração e envio dos boletos. “Muitos arquitetos reportaram dificuldade com as guias (GRCSU). Nossa alternativa foi suspender as multas e dar mais prazo aos profissionais”, reportou o presidente da FNA, Cicero Alvarez.

A CSU é um imposto anual previsto na CLT que custeia diversas ações em prol da categoria. Os recursos arrecadados (60%) são destinados aos sindicatos estaduais, FNA (15%), Ministério do Trabalho (10%), Confederação (5%) e Central (10%). Essa verba possibilita executar inúmeras ações de fortalecimento da profissão como ações judiciais em benefício dos arquitetos e urbanistas, cursos de qualificação e eventos da profissão, além de assessorias, incluindo a jurídica, para os profissionais. “Ao contrário do que muitos pensam, a CSU representa a união da categoria. Mostra que temos capacidade de trabalhar pelo bem da profissão de forma planejada. Sem recursos, a ação da FNA e dos próprios sindicatos é inviabilizada o que deixa a categoria sem representatividade, sem força. É exatamente o que alguns interesses querem”, salientou a vice-presidente da FNA, Eleonora Mascia.

Arquitetos e Urbanistas, associados ou não ao Sindicato dos Arquitetos no Estado de Minas Gerais – SINARQ/MG, sejam eles empregados ou profissionais liberais devem recolher a CSU. O valor corresponde a 1/30 do salário do profissional ou ao piso da categoria, definido por lei federal (8,5 salários mínimos vigentes a partir de 1º de janeiro de 2017), ou seja, R$ 268,00. Profissionais recém-formados (2015 ou 2016) ou que concluíram a graduação até 1981 têm direito a desconto de 50% mantido na CSU. Nestes casos, o valor deve vir indicado automaticamente no boleto gerado pelo site da SINARQ ou recebido pelo correio.

Em caso de o desconto não vir discriminado, o profissional deve entrar em contato com a SINARQ e solicitar emissão de doc especial com previsão de desconto pelo e-mail administrativo@fna.org.br, ou faleconosco@sinarqmg.org.br

Via Sinarq-MG

MAIS SOBRE: Entidades Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/MG

Justiça suspende licitação do Iphan-MG em Diamantina após ação do CAU/MG

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

Pular para o conteúdo