Home » Eventos » Capacitação, CAU/MG, Notícias » As Oficinas Técnicas do CAU/MG estão de volta! Confira a agenda

As Oficinas Técnicas do CAU/MG estão de volta! Confira a agenda

Capacitações de 2019 vão abordar tabela de honorários, CAT-A e SICCAU

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, por meio de sua Gerência Técnica e de Fiscalização, retoma a partir deste mês as Oficinas Técnicas. São oportunidades de capacitação para os profissionais registrados no Conselho sobre as ferramentas, documentos e normativos que são essenciais ou auxiliares ao exercício da arquitetura e urbanismo. 

O intuito vai além do esclarecimento de dúvidas, mas também permitir que profissionais tenham um contato mais próximo com os sistemas utilizados para inclusive desmistificar alguns preconceitos. Como a resistência que alguns arquitetos e urbanistas tem com a tabela de honorários, por acreditar que os valores nela apresentados são exorbitantes.

Portanto, ao realizar oficinas técnicas, o Conselho facilita o esclarecimento de dúvidas frequentes que acontecem, na maioria das vezes, por falta de orientação. É importante que os profissionais aprendam a operar as ferramentas dispostas pelo conselho.

 

Agenda

As oficinas em Belo Horizonte acontecem na Casa do Arquiteto Sylvio de Vasconcellos (Sede do IAB-MG), que dispõe de wi-fi e estacionamento livre para quem estiver inscrito e comparecer. Essas capacitações são exclusivamente para profissionais registrados no Conselho e não tem custo algum para participar.

 

DATAS: (De 14h às 17h)

  • 11/09 – Tabela de Honorários
  • 25/09 – Acervo Técnico e SICCAU
  • 09/10 – Tabela de Honorários
  • 23/10 – Acervo Técnico e SICCAU
  • 13/11 – Tabela de Honorários
  • 27/11 – Acervo Técnico e SICCAU
  • 18/12 – Acervo Técnico e SICCAU

 

Local: Casa do Arquiteto Sylvio de Vasconcellos [MAPA]
Rua Mestre Lucas, 70 – Cruzeiro, Belo Horizonte/MG – 30310-240

INSCRIÇÕES AQUI (inscrições duplicadas serão canceladas)

 

Conheça o conteúdo

As oficinas retornam com um aumento nas temáticas abordadas. Além da Tabela de Honorários para Serviços de Arquitetura e Urbanismo, também serão tratados a Certidão de Acervo Técnico (CAT) e o Sistema de Comunicação e Informação do CAU (SICCAU). Conheça abaixo um pouco sobre cada um desses itens.

 

  • Tabela de Honorários:
    Lançada em 2014 pelo CAU/BR, a tabela é usada para calcular os custos de projetos arquitetônicos, paisagísticos e execução de obras. Podendo ser utilizada por arquitetos e urbanistas, mas também por clientes. Pode ser acessada tanto pelo computador como pelo tablet ou celular. Ela permite que o profissional ajuste em conjunto os valores dos seus encargos, das despesas do escritório e também das despesas legais.
    Clique aqui e saiba mais sobre a tabela.

  • Acervo Técnico:
    É o documento que certifica, para os efeitos legais, o conjunto de Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs) baixados que compõem o acervo técnico do profissional. Uma certidão que contém tudo aquilo que o arquiteto e urbanista fez durante sua vida profissional. 

  • SICCAU:
    Sistema que reúne todas as informações sobre profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Saber usá-lo é fundamental para uma melhora na atuação dos arquitetos regulares. É uma plataforma online, que para acessá-lo basta ser cadastrado no conselho e fazer login com o CPF e senha.

 

Por enquanto, só em BH

Desde que começamos com as oficinas técnicas já foram realizadas mais de 30 edições, tanto na capital mineira quanto em outros municípios, como Itaúna, Divinópolis, Bom Despacho, Lavras, Muriaé, Nova Serrana, além de várias em nosso Escritório Descentralizado de Uberlândia. Mas no momento, apenas Belo Horizonte será contemplada com as oficinas. A interiorização das oficinas pode retornar caso haja a demanda e seja viável.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.