Arquitetura

Nota de pesar: José Eduardo Ferolla

Ferolla
Foto: Bárbara Dutra/Divulgação

 

É com profundo pesar que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG comunica a morte do arquiteto e urbanista José Eduardo Ferolla, ocorrida no último sábado, 29 de abril, aos 75 anos. Nascido em 5 de julho de 1947, em Belo Horizonte/MG, Ferolla, que atuava como professor-adjunto e coordenador de projetos da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EAU-UFMG), deixará um grande legado para a arquitetura mineira.

Responsável por diversos projetos arquitetônicos em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais, um de seus projetos mais icônicos é o edifício de escritórios Palladion no Santa Efigênia, que foi vencedor de um concurso. Além disso, ele também foi responsável pelos projetos do Centro de eventos do CDL em Formiga, CTE – Centro de Treinamentos Esportivo da UFMG, Mercado Distrital do Barroca (já demolido), Centro de Convenções de Ouro Preto, além de diversos edifícios, residências e lojas (informações do Guia ArqBH).

Seu projeto mais recente, inclui a construção já iniciada de um edifício contemporâneo localizado ao lado da Casa Ferolla, um belo casarão da década de 40, onde cresceu e viveu boa parte de sua vida, no bairro Santo Antônio. A casa abrigará a edição 2022 da CASACOR Minas, uma das maiores mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.
O casarão, que foi tombado pelos órgãos de preservação do patrimônio da Prefeitura, foi selecionado como local de realização da mostra por sua relação com a proposta desta edição, da conexão entre história e contemporaneidade, mantendo a identidade e a memória em sintonia com as questões e demandas do presente.

O CAU/MG lamenta essa grande perda. Que o legado e a contribuição de José Eduardo Ferolla para a arquitetura e a formação de novos profissionais possam ser lembrados e honrados, e que sua família e amigos encontrem conforto nesse momento difícil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo