CAU/BR

II Seminário Ensino e Formação do CAU/MG: a integração entre o Conselho e as Instituições de Ensino Superior

Além de palestras e apresentações de artigos científicos, seminário teve capacitação de coordenadores de 17 IES de Minas.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, através de sua Comissão Permanente de Ensino e Formação – CEF-CAU/MG, realizou nos dias 24 e 25 de outubro de 2016 o II Seminário Ensino e Formação Profissional do CAU/MG. O evento teve como temas centrais “Tempo de integralização do Curso de Arquitetura e Urbanismo” e “Metodologia de Ensino compatível com a formação teórico-prática”, tanto no que diz respeito ao processo em si de ensino e aprendizagem da Arquitetura e Urbanismo, como as expectativas do Conselho no que diz respeito à prática profissional dos egressos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo.

 Seminário Ensino e Formação do CAU/MG
Mesa de abertura: Maria Elisa (CAU/MG e CEF-CAU/BR), José Geraldine (Coord. CEF-CAU/BR), Mauro Santoro (Coord. CEF-CAU/MG), Vera Carneiro (Pres. CAU/MG), Andrea Vilella (Pres. Abea) e Rose Guedes (Pres. IAB-MG).

O evento contou com duas palestras magnas dos Arquitetos e Urbanistas Franklin Lee, sócio diretor do escritório SUBdV e diretor, desde 2010, do AA Visiting School Brasil, da Escola Architectural Association (AA) da Inglaterra, com o tema “Novas Metodologias de Ensino na F20ormação do Arquiteto e Urbanista”; e Carlos Teixeira, sócio diretor do escritório Vazio S/A e mestre em urbanismo pela Architectural Association (AA) da Inglaterra, que discorreu sobre o tema “A experiência entre o Ensino e a Prática Profissional”.

 Seminário Ensino e Formação do CAU/MG
Os arquitetos e urbanistas Franklin Lee e Carlos Teixeira

Foram realizadas ainda apresentações de artigos científicos e rodas de debates sobre a temática proposta, além uma reunião específica com coordenadores de curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo de Instituições de Ensino – IES. A reunião contou com a participação de 30 pessoas, sendo que estavam representadas 17 IES do Estado de Minas Gerais. Os presentes participaram de atividades e receberam treinamento sobre a operacionalização do Sistema de Informações e Comunicações do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o SICCAU.

A pretensão da CEF-CAU/MG é de que o Seminário de Ensino e Formação se torne um evento permanente no calendário do CAU/MG, devendo ocorrer trienalmente, sempre no último ano do mandato de cada gestão do Conselho. Com isto, pretende-se dar continuidade às ações da Comissão e promover um maior aprofundamento das discussões sobre o Ensino e a Formação em Arquitetura e Urbanismo, uma vez que compete também à Comissão e Ensino e Formação do CAU/MG acompanhar as atividades de ensino de Arquitetura e Urbanismo, um dos pilares de sua atuação no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais.

Fórum de Coordenadores de cursos de arquitetura e urbanismo

Para tanto, a CEF-CAU/MG prepara ainda para esse ano de 2017 o lançamento do I Fórum Anual de Coordenadores de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do CAU/MG. Espera-se que os temas debatidos e as reflexões desses Fóruns Anuais sejam preparatórios para o desenvolvimento da agenda e para a determinação dos conteúdos a serem colocados em pauta nos Seminários Trienais de Ensino e Formação Profissional do CAU/MG. Os Fóruns Anuais de Coordenadores terão ainda como um dos principais objetivos fomentar a adesão e o envolvimento dos Coordenadores de Curso no desenvolvimento de uma relação interinstitucional cada vez mais próxima e profícua entre o CAU/MG e as Instituições de Ensino Superior do Estado, de modo que possam ser desenvolvidas ações conjuntas que resultem no aprimoramento do ensino e, consequentemente, da prática profissional da Arquitetura e Urbanismo.

Autores: Mauro Santoro Campello (Coordenador CEF CAU/MG) e Darlan Gonçalves de Oliveira (Assessor CEF-CAU/MG)

 

2º Seminário de Ensino e Formação Profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Pular para o conteúdo