Home » Arquitetura, CAU/BR, Entidades, Eventos, Notícias, Notícias Recentes » IAB completa cem anos de representação dos arquitetos e urbanistas brasileiros

IAB completa cem anos de representação dos arquitetos e urbanistas brasileiros

Instituto de Arquitetos do Brasil, fundado em 26 de janeiro de 1921, foi um dos principais responsáveis pela criação do CAU

IAB cem anos

A mais antiga entidade de representação dos arquitetos e urbanistas brasileiros chega ao 100º aniversário. Em 26 de janeiro de 1921, nascia no Rio de Janeiro o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A programação do centenário inclui intervenções culturais em diversas capitais brasileiras. No Rio de Janeiro, a data será lembrada na fachada do Museu Nacional de Belas Artes, local exato onde o IAB foi criado. Também será realizada a 166ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com a participação de presidentes dos departamentos, direção nacional e comissões. A programação especial terá transmissão ao vivo pelas páginas do IAB no Youtube e no Facebook a partir das 13h20. Acompanhe!

“Pensamos uma ação que impactasse toda a sociedade, tendo a cidade como cenário e suporte da comunicação, a rua como lugar de diálogo, e a fachada do Museu Nacional de Belas Artes como ponto de partida”, afirmou a presidente nacional da entidade, Maria Elisa Baptista. A presidente destacou as motivações afetivas, culturais e políticas para a celebração. “Afetivas, pois éramos 27 engenheiros arquitetos reunidos para fundar o instituto, e hoje somos milhares em todo o país. Culturais, pois reuniram-se para a defesa da cultura nacional e a promoção da arquitetura como expressão extraordinária e legítima da brasilidade, e esse compromisso, atualíssimo, persiste até hoje. Políticas, pois o que nos define é a luta intransigente pela democracia e pela liberdade”, destaca Maria Elisa Baptista, lembrando que ao longo dos seus cem anos, o IAB “lutou contra duas ditaduras, formulou políticas públicas para habitação e gestão urbana, promoveu importantes concursos, mostras e bienais”.

 

Programação

Confira a programação completa do centenário do IAB:

  • 13h20 – Abertura 166ª Reunião COSU – saudação da Comissão do Centenário
  • 13h45 – Lançamento do Selo Comemorativo e da programação do Ano do Centenário.
    Lançamento da plataforma ACERVO IAB
  • 14h00 – Saudação da diretora Monica Xexéo, do Museu Nacional de Belas Artes
    Manifestações Entidades e Autoridades convidadas
    Manifestações Presidentes de Departamentos
  • 14h45 – Entrega do Colar de Ouro ao Arquiteto Haroldo Pinheiro
  • 15h10 – Homenagem ao Jornalista Vicente Wissenbach
    15h25 – Leitura do “Manifesto IAB: Um século de arquitetura e urbanismo pela democracia, cultura e direito à cidade”, assinado pela Presidente Maria Elisa Baptista e por todos os ex-Presidentes Nacionais.
  • 15h40 – Homenagem aos colegas vítimas da pandemia de Covid-19
  • 17h30 – Abertura da exposição “IAB Centenário na Rua” no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro
  • 19h00 – Projeções urbanas e celebrações nas cidades brasileiras

 

Nota do CAU/SC, com informações do IAB e FNA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =