Assistência Técnica

Projeto patrocinado pelo CAU/MG vai auxiliar na reforma de casas de famílias de baixa renda em Uberlândia

Orientações e insumos serão oferecidos por grupos de pesquisa da UFU para que as moradias sejam mais resilientes

baixa renda Uberlândia
Desde junho de 2009, o grupo Mora-Pesquisa em Habitação atua em projetos e discussões que promovem melhorias nas casas da população. (Foto: Arquivo Mora)

 

[Mora] Pesquisa em Habitação, um grupo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tem o objetivo de melhorar a qualidade da moradia das pessoas. Com o apoio financeiro de R$ 50 mil do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), o projeto vai orientar as reformas em casas de Uberlândia que participam do programa de Habitação de Interesse Social (HIS), chamado Casa Saudável-Moradia Digna, destinado a famílias de baixa renda.

Simone Villa, orientadora do projeto e professora da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (Faued/UFU), explica que a parceria com  a Faculdade de Computação, sob a supervisão do professor Flávio de Oliveira Silva,  permite a elaboração de um aplicativo com interface gráfica, banco de dados e cartilhas digitais e físicas.

Essas ferramentas vão auxiliar nas instalações ou nos reparos dos  sistemas de esgoto, na qualidade ambiental, na ventilação e na iluminação, focando em suprir ações de enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus. 

O primeiro passo do projeto é adequar e aplicar um questionário que avalia o impacto da pandemia e a estrutura da casa, submetido ao Comitê de Ética em Pesquisas (CEP) envolvendo seres humanos, do Conselho Nacional de Saúde (Conep).

Depois, a equipe vai selecionar 20 moradores e analisar os resultados para criar as ferramentas de suporte e desenvolver e testar estratégias de soluções para as reformas, visando o conforto térmico em HIS do Programa Minha Casa Minha Vida.

“O [Mora] também vai oferecer insumos projetuais para produção e reforma de empreendimentos, a fim de torná-los mais saudáveis e resilientes. Isso significa: casas com a capacidade de absorver os impactos ao longo do tempo”, afirma Villa. Em 2020, o grupo ajudou no combate à dengue.

Além de Villa e Silva, a equipe do projeto é composta por Paula Barcellos, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo; Lamonise Vasconcelos, mestranda na mesma unidade acadêmica; Karen Bortoli, arquiteta urbanista e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia; Nayara Leonel, estudante do curso de graduação de Design na UFU; e Gabriel Felipe Vale, aluno de Sistemas de Informação.

Via UFU

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Pular para o conteúdo