Arquitetura

Grandes empresas promovem a Arquitetura e Urbanismo na mídia nacional

Bradesco, CCR, Madero e Banco do Brasil destacaram o trabalho de arquitetos e urbanistas em campanhas de TV, jornais, revistas e internet

Arquitetos e urbanistas são profissionais essenciais para o desenvolvimento econômico e cultural do Brasil. Esse reconhecimento vem de diversas empresas – líderes em seus segmentos – que estão valorizando a Arquitetura e Urbanismo em campanhas publicitárias de alcance nacional. Gigantes como Bradesco, Grupo CCR, Madero e o Banco do Brasil recentemente lançaram iniciativas que destacam a importância de nosso trabalho para levar o país à frente.

São iniciativas que, junto às campanhas nacionais realizadas pelo CAU/BR, ajudam a popularizar a Arquitetura e Urbanismo junto à população e são importantíssimas. Uma pesquisa do CAU/BR realizada em parceria com o Instituto Datafolha revelou que 85% da população que já fez obras de construção ou reforma não contou com a assistência de arquitetos ou engenheiros.

empresas promovem a Arquitetura

Arquitetura em movimento

A Rede Globo veiculou no começo do ano a campanha “Em Movimento”, patrocinada pelo Banco Bradesco e pelo Grupo CCR (empresa de infraestrutura). Vídeos e reportagens foram veiculados na TV e internet, mostrando que o Brasil constroi 745.000 imóveis por ano e o papel dos arquitetos e urbanistas na construção das cidades. “Arquitetos se movem para imaginar, planejar a atender às mudanças de comportamento. É uma indústria que move riquezas, que move cidades e constroi o Brasil”, diz o vídeo principal, veiculado na TV Globo (assista aqui).

No portal Globo.com, foram publicadas várias reportagens detalhando as tendências da Arquitetura, destacando o projeto do Metrô de Salvador e mostrando o crescimento do mercado de reformas, inclusive com uma entrevista exclusiva com o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. “Os arquitetos estão levando serviços de melhor qualidade à população de baixa renda”, disse Luciano. Confira a matéria completa aqui.

empresas promovem a Arquitetura

Arquitetura do encontro

A rede de restaurantes Madero destacou a Arquitetura como um dos fatores primordiais de seu sucesso comercial. A campanha “Arquitetura do Encontro” foi veiculada em rede nacional de televisão e nas principais revistas do país, destacando o trabalho da arquiteta Kethlen Ribas Durski, que assina o projeto de todos os 45 restaurantes da rede. Confira aqui.

Partindo do Centro Histórico de Curutiba como referência, Kethlen conseguiu unir nos seus projetos o requinte do rústico e o descolado do confortável. A campanha nacional do Madero também destaca as soluções tecnológicas adotadas nos restaurantes que usam estruturas de containers para servir o público. “O Madero tem essa coisa do prazer de servir, o respeito com o cliente, e o ambiente precisa estar falando a mesma língua”, afirma a arquiteta.

Arquitetura como identidade

Em meio às comemorações do aniversário da capital federal, no dia 21 de abril, o Banco do Brasil lançou em parceria com o jornal Correio Braziliense a série “Brasília, patrimônio vivo: os protagonistas da história da capital”. O primeiro fascículo, de uma série de 16, começou falando de Arquitetura, “que fez desse quadradinho no Planalto Central um lugar conhecido, reconhecido, admirado, amado e, como não podia deixar de ser, também criticado”.

As estrelas do especial são os arquitetos que se formaram e trabalham na cidade: José José Carlos Coutinho, professor da UnB; Paulo Paranhos, autor de diversas embaixadas; e Daniel Mangabeira, presidente do CAU/DF e sócio do premiado escritório Bloco Arquitetos. “A maior dificuldade é ser herdeiro dos grandes mestres como Oscar, Lucio e Lelé. Acho que todos os arquitetos têm de fazer uma reflexão profunda no sentido de trazer uma contribuição que seja uma continuação dessa história”, afirma Paulo Paranhos. Clique aqui para ler. 

empresas promovem a Arquitetura

Campanhas do CAU/BR

O CAU/BR desde 2013 marca presença na mídia nacional com campanhas constantes de valorização da Arquitetura e Urbanismo. Em abril, o CAU/BR lançou o programa “Minuto Arquitetura para a Vida”, veiculado três vezes por semana na rádio CBN. O programa, que busca conscientizar a população brasileira sobre a necessidade da contratação de arquitetos e urbanistas em obras de reforma ou construção, é transmitido por 39 emissoras de rádio em 20 estados, impactando 242.000 ouvintes a cada edição. Veja aqui.

As campanhas do Dia do Arquiteto são veiculadas todos os anos em rede nacional. No ano passado, o tema foi “Cinco Razões para Contratar um Arquiteto”, com filmes de TV e internet, anúncios impressos e peças digitais. Seu alcance, apenas com 17 exibições na TV Globo e na TV Record, em rede nacional, durante a semana de 15 de dezembro, foi acima de 119 milhões de telespectadores. Somando-se a audiência a ser obtida em 62 exibições na TV fechada (GNT e Discovery), esse número ultrapassa 122 milhões de telespectadores. Saiba mais aqui.

Via CAU/BR

0 resposta

  1. A arquitetura é a grande arte que impulsiona o desenvolvimento do pais, que é responsável pela geração direta de muitos empregos na construção civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo