Arquitetura

CAU/MG realiza primeiro Fórum Técnico de arquitetura e urbanismo em Montes Claros

Além de palestras, evento terá dinâmica com comunidade e estudantes de arquitetura, denominada Virada Criativa, e bate papo com presidente do CAU/MG.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, por meio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental Sustentável – CEPUAS /MG, com o apoio institucional da Faculdades Santo Agostinho – FASA, realizará, nos dias 30 e 31 de maio de 2017, em Montes Claros, o I Fórum Técnico com Virada Criativa. O evento traz para discussão as questões ligadas à arquitetura e urbanismo capazes de embasar a formulação de propostas de projetos de lei e ações para a melhoria da cidade. O público alvo são os profissionais arquitetos e urbanistas, estudantes, autoridades do poder público, gestores municipais ligados à área e também a população e entidades locais.

Palestra magna

A primeira cidade a sediar o Fórum Técnico será Montes Claros, seguido de Uberlândia, Juiz de Fora e do evento de consolidação dos trabalhos em Belo Horizonte. As atividades serão divididas em dois dias. No primeiro dia, contaremos com a Palestra Magna do arquiteto e urbanista João Sette Whitaker Ferreira (USP), seguido de um debate direcionado mediado pelos membros da CEPUAS /MG.

Virada Criativa

No segundo dia do Fórum Técnico será realizada uma dinâmica denominada Virada Criativa, uma atividade participativa direcionada para a população local e para os estudantes universitários de todas as formações, A dinâmica será conduzida pelo arquiteto e urbanista Guilherme Takeda, responsável pela realização de ações similares em outros estados, com resultados muito positivos para a cidade. Com o objetivo de sensibilizar e motivar a comunidade sobre a importância da participação no Processo de planejamento e gestão da cidade e estimular o envolvimento dos estudantes de arquitetura e urbanismo nas políticas públicas relacionadas à arquitetura e ao urbanismo.

A Virada Criativa é uma oficina colaborativa de ideias com o objetivo de propor melhorias para a cidade.  A cidadania só é possível com a participação da população em todos os assuntos da cidade.

Está oficina já foi realizada em diversas cidades do país como: São Paulo, Belo horizonte, área metropolitana do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Pirai, porto real no estado do Rio de Janeiro e Gravatai e Viamão no Rio Grande do Sul.

Em Montes Claros, na parte da manhã, a população local participará da primeira parte da Virada Criativa, quando será produzido um material que apresentará ideias para contribuir com a melhoria da cidade. E a tarde, os estudantes farão uma apresentação gráfica com as ideias fornecidas pela população local. Ao final do dia haverá a entrega solene do material produzido para a cidade de Montes Claros, com entrega solene ao Prefeito Municipal de Montes Claros.

INFORMAÇÕES GERAIS

Fórum Técnico com Virada Criativa

DATA: 30 a 31 de maio de 2017

LOCAL: auditório da Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros
ENDEREÇO: ABERTURA DO EVENTO. No dia 30 de maio (terça-feira) às 19h no auditório da FASA – Av. Osmane Barbosa, 937, Bairro – JK, Montes Claros/MG.

PROGRAMAÇÃO: LINK

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: LINK


Fale com a Presidente do CAU/MG

Ao final do segundo dia do Fórum Técnico, acontece também o “Fale com a Presidente”. Onde a presidente do CAU/MG, Vera Carneiro, estará presente no local para proferir palestra sobre as atribuições dos arquitetos e urbanistas, a criação do Conselho, Resolução nº51 e mais. Na oportunidade, a presidente também abrirá um espaço para que os presentes possam tirar suas dúvidas sobre o CAU, seus serviços, sobre a profissão, entre outros.

Aproveite essa oportunidade, às 17h, no mesmo auditório que acontece o Fórum. Não será necessária inscrição prévia para esse bate papo. E será aberto a todos, profissionais, estudantes e sociedade em geral.

Fórum Técnico

 

 Entidade Promotora:

  • Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG
  • Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental Sustentável – CEPUAS CAU/MG

Apoio institucional:

  • Faculdades Santo Agostinho – FASA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

Pular para o conteúdo