Acessibilidade

Fórum interativo na Câmara debate soluções para a mobilidade urbana no Brasil

Ciclo de audiências públicas é fruto de parceria do CAU/BR com a Comissão de Desenvolvimento Urbano

Arquitetos e urbanistas, pesquisadores e parlamentares vão debater, no dia 04 de outubro, na Câmara dos Deputados, possíveis soluções para os problemas de mobilidade nas cidades brasileiras. O crescimento no número de carros, a precariedade dos transportes públicos e os prejuízos aos pedestres são algumas das questões na pauta. O tema será discutido na quarta edição do Fórum Interativo de Desenvolvimento Urbano, iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados em parceria com o CAU/BR.

mobilidade urbana
Número de acidentes com vítimas em Minas Gerais teve queda em 2017 (BHAZ)

Participantes

Já estão confirmados na audiência os pesquisadores Nazareno Stanislau, diretor nacional do Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), e Pastor Willy, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru) da Universidade de Brasília (UnB). Participam ainda o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, deputado Givaldo Vieira (PT-ES), que presidirá a audiência.

Na visão de Nazareno Stanislau, os privilégios concedidos aos carros em detrimento dos pedestres nas vias mais importantes das cidades representam um grande desafio. “Nós, do Instituto MDT, estamos propondo que os municípios façam o levantamento das vias de maior circulação de pedestres e apliquem nessas vias melhorias pensadas para os pedestres: calçadas planas e desobstruídas, mobiliário urbano bem estudado, sinalização e orientação”. Para Pastor Willy, a questão da mobilidade nas cidades exige um sistema integrado, que possibilite ao usuário ir e vir sem qualquer imprevisto ou obstáculo. “Um sistema de mobilidade urbana refere-se à infraestrutura, à parte normativa, aos vários elementos que possibilitam às pessoas deslocar no espaço urbano, dentro deles o transporte público e o transporte privado”, afirma.

mobilidade urbana
São Paulo tem cerca de 6 milhões de carros – um para cada duas pessoas (Foto: Agência Brasil)

Transmissão e participação

Pelo link abaixo, já é possível enviar perguntas aos debatedores e sugerir pontos a serem discutidos. No dia do evento, será possível ainda acompanhar a transmissão ao vivo e interagir com os participantes.

Acompanhe a Audiência Interativa – 04 de outbro, às 8h

Parceria

O Fórum Interativo foi criado como espaço permanente de debates sobre os grandes temas nacionais relacionados às áreas de atuação da Comissão de Desenvolvimento Urbano e do CAU/BR. As audiências públicas serão realizadas uma quarta-feira por mês, sempre com transmissão pelo E-Democracia. O apoio técnico é dado pelo LabHacker da Câmara dos Deputados, grupo que promove o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania relacionados com o parlamento.

Em breve, poderão ser recebidas perguntas em vídeos ao vivo enviadas via celular ou computador. “Um dos objetivos da minha gestão à frente da Comissão é estimular o compartilhamento de conteúdo e o fomento às discussões propositivas. O Fórum vem nesta perspectiva, uma vez por mês, com parceiros respeitados na área, e realizado antes das reuniões ordinárias. Planejo que se torne um legado para o nosso colegiado”, declarou Givaldo Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

CAU/BR

5º Encontro Nacional de Comunicação do CAU debate um dos pontos prioritários da gestão

Pular para o conteúdo