Arquitetura

Fiscalizações pelo estado e nova ação do CAU/MG em condomínios

Além de atendimentos às denúncias, foi iniciada a nova frente de atuação de fiscalização em condomínios.

fiscalização em condomínios

Entre os dias 27 e 30 de março e 03 e 07 de abril, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), por meio de sua Gerência de Fiscalização, realizou diligências nas cidades de Buritizeiro, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Ituiutaba, Pirapora, São João del Rei, Salinas, São José da Barra, Uberaba e Viçosa. Atendendo as denúncias recebidas por meio do Sistema de Comunicação e Informação do CAU – SICCAU e dos aplicativos Arquiteto Protagonista e MobiArq Protagonista.

fiscalização em condomínios

Ações em condomínios

No dia 29, a Fiscalização ainda esteve em Capitólio, no Clube Campestre Escarpas do Lago, para fiscalizar as obras/serviços de arquitetura e urbanismo estavam sendo prestados por profissionais habilitados, dando início à Ação em Condomínios que será realizada pela Gerência de Fiscalização ao longo de 2017.

Em 2016 foi lançado o Folder “Reforma Legal” do CAU/MG, que trata da maneira correta de realizar obras e reformas em condomínios. Sendo distribuido em nossos Escritórios Descentralizados e Posto avançado em BH para quem tiver interesse em adquirir. E este ano a peça foi veiculada junto ao Jornal do Síndico em Belo Horizonte.

BAIXE O FOLDER INFORMATIVO SOBRE REFORMA EM CONDOMÍNIOS

Fiscalização em condomínios
Clube Campestre Escarpas do Lago (Capitólio/MG)

A importância da denúncia

Toda obra ou serviço de arquitetura e urbanismo deverá ser conduzido por profissional habilitado. Caso o cidadão identifique qualquer irregularidade na prestação dos serviços que envolvam a arquitetura e o urbanismo, pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, poderá formalizar uma denúncia relativa ao exercício da profissão de arquiteto e urbanista.

O trabalho dos fiscais dos CAU/UF’s acontece a partir de ações de rotina, denúncias de arquitetos e urbanistas, verificação de editais de contratação por parte de órgãos públicos e planejamentos realizados por meio do IGEO. Verificadas incompatibilidades nessas informações, criam-se rotas de fiscalização que são enviadas aos tablets usados pelos fiscais.

Em 2016 o CAU/MG foi o 4º colocado em fiscalizações realizadas, com um total de 1096 ações. E grande parte dessa atuação parte das denúncias e contribuições de profissionais e sociedade em geral. Ajude-nos a continuar esse trabalho no Estado de Minas Gerais, cadastre sua denúncia utilizando um dos meios abaixo:

DENÚNCIA VIA SITE | APLICATIVO MOBIARQ

Mas atenção! Antes de cadastrar uma denúncia, visite no menu FISCALIZAÇÃO, o item DÚVIDAS FREQUENTES, para esclarecer suas dúvidas sobre a fiscalização do CAU/MG.

Notícia relacionada:

Da Gerência de Fiscalização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Pular para o conteúdo