Entidades

Arq. Urb. Felipe Cardoso assumirá presidência do IEPHA-MG

Com especialização em edificações históricas e patrimônio cultural edificado, Felipe ficará a frente da presidência do IEPHA-MG por escolha da Secretaria de Cultura do Governo Estadual de Minas Gerais 

presidência IEPHA-MG
Foto: Arquivo pessoal

 

O arquiteto e urbanista e engenheiro civil Felipe Cardoso Vale Pires foi escolhido para assumir a presidência do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha-MG. A informação é do secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult) Leônidas Oliveira.

Felipe graduou-se em arquitetura e urbanismo e em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. É Mestre em Análise Estrutural de Monumentos e Edificações Históricas (SAHC – UMINHO/PT), com mais de 10 anos de experiência profissional. Tem mais de 6 anos como especialista em centros históricos e patrimônio cultural edificado, tendo trabalhado para diversas instituições governamentais em posições gerenciais e técnicas. Conta com experiência com edificações tradicionais e contemporâneas, projetos, reparo/restauro e construção, além de participação em projetos de cunho humanitário e de planejamento urbano.

Com especialização em edificações históricas e patrimônio cultural edificado, Felipe trabalhou para diversas instituições governamentais em postos gerenciais e técnicos. Foi Gerente de Monitoramento no IEPHA e Consultor em Patrimônio Histórico Edificado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Também atuou como Assistente Técnico em Engenharia, Arquitetura e Patrimônio na Cáritas Brasileira – Regional Minas Gerais, com atividades realizadas no município mineiro de Mariana/MG, junto às famílias atingidas pelo rompimento da barragem.

O novo presidente do Instituto também tem história com o CAU/MG, como convidado para mediar o segundo dia do evento Transversalidades, em 2020, no painel que abordou o patrimônio cultural. Para assistir essa participação na íntegra, clique aqui e assista à gravação no Youtube do Conselho.

Em entrevista exclusiva ao jornal O Tempo, Felipe Pires contou que voltou recentemente de Portugal e no momento de transição do Iepha, recebeu o convite do secretário Leônidas Oliveira para assumir a presidência. Vinculado à Secult, o Iepha completa este ano o cinquentenário em defesa dos bens materiais e imateriais de Minas.

Fonte: Com informações do Estado de Minas, o Tempo e arquivo pessoal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

Pular para o conteúdo