Home » Arquitetura, Assisténcia Técnica, CAU/MG, Entidades, Eventos, Notícias, UIA, Urbanismo » CAU/MG promove evento preparatório para a UIA2020RIO

CAU/MG promove evento preparatório para a UIA2020RIO

O evento acontece em Belo Horizonte e será dividido em eixos temáticos relacionados ao Congresso Mundial dos Arquitetos UIA2020

evento preparatório para a UIA2020

O Congresso Mundial dos Arquitetos, realizado pela União Internacional dos Arquitetos – UIA, acontecerá em julho do ano que vem pela primeira vez no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O tema principal será “Todos os Mundos, um só mundo” e para preparar estudantes e profissionais para essa cerimônia, Entidades e Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAU) pelo país estão realizando sua edição de evento preparatório para a UIA2020. Por isso, nos dias 19 e 20 de agosto, o CAU/MG promoverá o encontro “Mudanças e Emergências”.

A cerimônia e workshops acontecerão na PUC Minas, unidade do bairro Coração Eucarístico, onde será feito um panorama sobre o futuro da profissão de arquitetos e urbanistas, além de relacionar as questões ambientais com os planos diretores das cidades. Também serão levantadas questões e propostas para o UIA2020 e ao final será realizada a publicação digital do relatório final do evento preparatório.

Sob o tema geral, “Todos os Mundos, Um só Mundo, Arquitetura 21”, os debates preparatórios serão orientados a quatro eixos temáticos, que são “Diversidade e Mistura”, “Mudanças e Emergências”, que será o foco do evento do CAU/MG, “Fragilidades e Desigualdades” e “Transitoriedades e Fluxos”.

Para simular o formato que acontecerá no ano que vem, o segundo dia de evento foi subdivido em eixos complementares, permitindo aos estudantes e profissionais se inscreverem em uma abordagem específica de sua preferência. Os eixos que vão balizar os trabalhos do dia 20 de agosto são:

  1. Arquitetura de Edifícios
  2. Regulação Profissional
  3. Assistência Técnica
  4. Meio Ambiente

 

Abertura e workshops

No primeiro dia, 19, a cerimônia que abre os trabalhos em Minas Gerais fica por conta do arq. urb. Fernando Túlio Salva Rocha Franco, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB/SP), que proferirá a palestra “Mudanças e Emergências – Impactos e Reflexos no Meio Urbano e no Ambiente Natural”.

O segundo dia começa com uma fala institucional da Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA-CAU/MG, por meio do conselheiro Cláudio de Melo Rocha. Ainda na parte da manhã, estudantes e profissionais presenciarão palestras sobre os diferentes eixos e na parte da tarde serão realizados workshops específicos sobre o subtema escolhido. Portanto, é importante que os interessados se inscrevam em apenas um eixo, uma vez que os workshops também são específicos e acontecem no mesmo horário.

 

Eixos Temáticos

Cada eixo será apresentado na parte da manhã por um ou mais profissionais da área. E à tarde, acontecem os workshops e discussões que vão culminar no  em um levantamento de questões e propostas para o UIA2020RIO e publicação digital do Relatório Final do Evento Preparatório.

 

  • EIXO 1 – “Arquitetura do Edifício”
    Será apresentado pelo arq. urb. Mateus de Sousa Van Stralen, professor da Escola de Arquitetura da UFMG. A discussão abordará novos métodos, novas tecnologias de projeto e de construção, fazendo uma relação entre arquitetura efêmera e desastres ambientais.
  • EIXO 2 – “Regulamentação Profissional
    Será apresentado pelo arq. urb. Bruno Santa Cecília, sócio fundador do Escritório Arquitetos Associados. Serão discutidos os desafios do arquiteto que vai se formar nos próximos tempos, fazendo uma abordagem da legislação urbanística e novos paradigmas para cidades criativas.
  • EIXO 3 – “Assistência Técnica”
    Será apresentado pelo arq. urb. Tiago Castelo Branco, professor da UFMG e PUC Minas. O tema abordará novos caminhos e uma nova visão sobre o território e a questão ambiental, além de discutir a insalubridade e a precariedade do parque habitacional popular.
  • EIXO 4 – “Meio Ambiente”
    Será apresentado por Cecília M. Rabelo Geraldo e lracema G. de Abreu Bhering, ambas conselheiras da Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA-CAU/MG. A discussão abordará como a arquitetura pode contribuir para o meio ambiente, explanando sobre uma nova visão a respeito de território na questão ambiental.

 

Serviço

Evento preparatório para a UIA2020 – MUDANÇAS E EMERGÊNCIAS
O arquiteto e urbanista do futuro e seus desafios perante à questão territorial, o patrimônio e o ambiente

Quando: 19 de agosto, de 19h às 22h, e 20 de agosto, de 09h às 18h

Onde: PUC Minas Unidade Coração Eucarístico – Belo Horizonte/MG

Endereço: R. Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte [MAPA]

 

Programação

1 º DIA – 19/08, segunda-feira, de 19h às 22h

  • Mesa de abertura com Danilo Batista, Presidente do CAU/MG e demais convidados.
  • Palestra Temática: “Mudanças e Emergências – Impactos e Reflexos no Meio Urbano e no Ambiente Natural”, com Fernando Túlio Salva Rocha Franco – Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo
  • Debate e encerramento

2 º DIA – 20/08, terça-feira, de 09h às 18h

  • 9h às 9h30 – Abertura com fala institucional da CPUA-CAU/MG, Com Cláudio de Melo Rocha (Conselheiro da CPUA-CAU/MG)

    DISCUSSÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS
    Com mediação do arq. urb.José Abílio Belo Pereira

  • 9h30 às 10h – EIXO 1 • Arquitetura do Edifício, com Mateus de Sousa Van Stralen
  • 10h às 10h30 – EIXO 2 • Regulação Profissional, com Bruno Santa Cecília
  • 10h30 às 11h – EIXO 3 • Assistência Técnica, com Tiago Castelo Branco
  • 11h às 11h30 – EIXO 4 • Meio Ambiente, com Cecília M. Rabelo Geraldo e lracema G. de Abreu Bhering
  • 11h30 às 12h30 – Debate
  • 12h30 às 14h – Intervalo
  • 14h às 16h – Workshop temático por eixos
  • 16h às 17h – Consolidação dos Resultados
  • 17h às 17h50 – Elaboração e leitura coletiva do Relatório do Evento Preparatório UIA2020
  • 18h – Encerramento

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA AQUI

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.