Home » Arquitetura, Concursos, Ensino, Notícias » Estudantes Mineiras de Arquitetura ficam em 1º e 2º lugar em concurso de ideias

Estudantes Mineiras de Arquitetura ficam em 1º e 2º lugar em concurso de ideias

Projetar.ORG promoveu seu 34º concurso voltado para estudantes de arquitetura e design

Para promover uma competição que evidencie o trabalho de estudantes e recém-formados em arquitetura e urbanismo e em design, o Portal Projetar realiza periodicamente competições online de ideias. Seguindo as diretrizes da UNESCO (Organização das Nações Unidas), e UIA (União Internacional de Arquitetos), os concurso visam contribuir para o desenvolvimento crítico e criativo dos futuros profissionais. Em sua 34ª edição, a temática foi imaginar como seria um espaço de convivência urbano que também tirasse partido criativamente da tecnologia: um parklet 4.0, cujas primeiras colocações ficaram com duas estudantes mineiras.

No momento de isolamento social em que o mundo se encontra, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, dois fenômenos chamam a atenção. O primeiro é a dificuldade enfrentada pelas pessoas ao serem privadas do convívio social e do espaço urbano, algo que é fundamental para a saúde física e mental. O segundo é o papel central que a tecnologia está cumprindo na superação destas dificuldades, não apenas contribuindo para que as pessoas possam ter contato umas com as outras de forma digital, mas também para manter a economia girando na medida do possível.

Essa interseção entre convívio social e tecnologia, que vem se desenvolvendo de inúmeras formas em meio à crise atual, inspirou os responsáveis pelo Projetar a propor um desafio arquitetônico que também mistura os dois universos. Imaginando que em um futuro próximo as pessoas voltarão a ocupar as cidades, ávidas por oportunidades de socialização, como seria um espaço espaço de convivência urbano interligado de forma criativa à tecnologia?

Como um projeto efêmero de pequena escala e rápida implantação, cujo propósito é promover a convivência urbana, o parklet apresenta-se como o objeto ideal para que esta experimentação se materialize. O principal desafio ao se projetar um parklet é torná-lo convidativo o suficiente para que as pessoas se apropriem dele, respondendo aos anseios das pessoas em relação à cidade, cada qual com a sua particularidade.

 

Mineiras na frente…

Em um concurso com a participação de 189 estudantes e recém-formados, duas estudantes mineiras se destacaram, ficando em primeiro e segundo lugar na classificação. Confira a seguir quem são e também imagens dos seus projetos vencedores.

 

1º LUGAR – Paola Bonetto Ferrari
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte/MG

Estudantes Mineiras

 

2º LUGAR – Larissa de Carvalho Fioravante
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF – Juiz de Fora/MG

 

Você também pode acessar todas as imagens dos projetos dos demais participantes no link: Arquitetura | 034 – PARKLET 4.0 (RESULTADOS)

 

…e não foi a primeira vez

Em outra competição do portal, já noticiada aqui, uma dupla de recém-formadas levou o primeiro lugar em um dos concursos de ideias anteriores. Anna Laura Toro Sant’Anna e Renata Soares Tavares, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte/MG, venceram a 29º edição. O objetivo na época era era imaginar um espaço destinado à sobrevida do Museu Nacional, atingido por um incêndio devastador, enquanto seu lar definitivo estiver em recuperação. 

Clique aqui para saber mais sobre essa vitória

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *