Arquitetura

Entidade de Arquitetura mais antiga do Brasil, IAB completa 97 anos

Instituto foi fundamental para a organização da categoria no país e para a criação do CAU

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) completou na última sexta feira (26/01) 97 anos de existência. A entidade de arquitetura, fundada em 1921, é a mais antiga organização brasileira dedicada à Arquitetura e ao Urbanismo. Criado pelos então “engenheiros-arquitetos” da Escola de Belas Artes, o IAB nasceu com o nome de Associação Brasileira de Architectos. A instituição nasceu com a finalidade de “tratar dos interesses da classe dos engenheiros-arquitetos e civis assim como proteger e propagar o gosto artístico do nosso povo e, finalmente amparar os interesses coletivos perante os poderes públicos”, como divulgou o Jornal do Brasil na ocasião.

Entidade de Arquitetura
Ata da reunião de criação do IAB, então Associação Brasileira de Architectos, publicada no Jornal do Brasil (Foto: IAB)

Ao longo de seus 97 anos, o Instituto realizou diversos debates sobre temas urbanos, política habitacional, legislação profissional, promoveu concursos de Arquitetura e Urbanismo, além de valorizar a Arquitetura como cultura. Entre os concursos de projeto mais recentes destacam-se o da urbanização da Rocinha, de 2005, o da Estação Antártica Comandante Ferraz, de 2013; o da Nova sede do CAU/BR e IAB/DF, de 2017; e o do Memorial às Vítimas da Kiss, de 2018, ainda em andamento.

Entre os próximos desafios da entidade, está a organização do 27º Congresso Mundial de Arquitetura e Urbanismo, da União Internacional de Arquitetos (UIA), do qual o IAB é membro-fundador. A coordenação do Congresso espera reunir cerca de 15 mil arquitetos no Rio de Janeiro, em 2020, com o tema “Todos os mundos, um só mundo. Arquitetura 21”.

CRIAÇÃO

Em 1921, ano em que o Rio, então capital federal, presenciava uma nova expansão urbana, com nova organização das camadas sociais, nasce o Instituto Brasileiro de Arquitetura. A entidade foi criada no dia 26 de janeiro, após reunião de 27 arquitetos e engenheiros na Escola Nacional de Belas Artes.

AMADURECIMENTO

Na primeira metade da década de 1940, surgiram os primeiros departamentos estaduais do IAB, transformando a entidade até então centrada no Rio de Janeiro em uma estrutura federativa. Os primeiros departamentos foram os de Minas Gerais e de São Paulo, criados em 1943.

Em 1956, no mandato de Ary Garcia Rosa, foi criado o Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (COSU), integrado por representantes de todos os departamentos estaduais e ex-presidentes. Ao COSU, cabe traçar a política do IAB e eleger a Diretoria Nacional.

PAPEL NA CONSTITUIÇÃO DO CAU

Nos anos 1990, houve a unificação das entidades nacionais dos arquitetos (IAB, FNA, ABEA, AsBEA, ABAP e FeNEA) no Colégio Brasileiro de Arquitetos, tendo como principal finalidade o projeto comum de um conselho profissional próprio. O IAB pressionou senadores e partidos político a aprovarem o projeto original de lei de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, de autoria do senador José Sarney. O projeto acabou sendo vetado em 2007 por vício de iniciativa – teria que ser de autoria do Executivo. Porém, reconhecendo o mérito e a necessidade de criação do CAU, o presidente Lula determinou a redação de um projeto com o mesmo teor aos ministérios envolvidos, encaminhado à Câmara dos Deputados quase um ano depois o texto. Aprovada pelo Congresso Nacional, a a Lei  12.378 foi sancionada pelo presidente em 31 de dezembro de 2010, data que marca a criação do CAU.

Hoje, o IAB participa ativamente das discussões do CAU/BR. O Instituto integra o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanismo (CEAU), órgão consultivo permanente do Conselho, que conta ainda com a participação da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).

Com informações do IAB-DN, do CAU/BR e do CAU/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo