CAU/BR

Presidentes dos CAU/UF’s reúnem-se em São Paulo para discutir ações integradas

Encontro levou 21 Presidentes dos CAU/UF’s à capital paulista para primeira reunião entre os novos gestores

Presidentes dos CAU

Aconteceu na última quinta-feira, dia 08 de fevereiro, o primeiro encontro entre 21 Presidentes dos CAU/UF’s, na capital paulista. O evento, organizado pelo CAU/SP, foi a primeira reunião da gestão 2018-2020.

Na ocasião, o presidente do Conselho paulista, José Roberto Geraldine Junior, abriu a reunião agradecendo a presença dos presidentes, e também das conselheiras federais por São Paulo, titular e suplente, Nadia Somekh e Helena Ayoub, respectivamente. Geraldine destacou ainda a presença de membros do Conselho Diretor e representantes do CAU/BR.

O primeiro tema apresentado no encontro girou em torno da preparação do Congresso UIA 2020, que acontecerá no Rio de Janeiro. Na oportunidade, Nadia Somekh apresentou as últimas informações sobre a organização do evento e os desafios postos para sua realização.

Um relato completo sobre as mais recentes atividades desenvolvidas pela Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR foi apresentado pela conselheira federal por Instituições de Ensino e atual coordenadora da CEF- CAU/BR, a arquiteta e urbanista mineira Andrea Vilella. Entre os dados, um histórico completo sobre a graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, dados sobre os cursos e avaliação do Ensino Superior. Também foram apresentados estatísticas, quadros e mapas que facilitaram a compreensão da distribuição regional dos cursos, dos números de estudantes e profissionais, além da avaliação das faculdades. Foram abertas discussões sobre Ensino a distância – EAD e da acreditação dos cursos proposta pelo CAU/BR.

Os presidentes também foram informados sobre as mais recentes ações da Comissão de Harmonização Interconselhos, seguindo-se a isso alguns relatos sobre acontecimentos, avanços e desafios enfrentados nos estados.

Presidentes dos CAU
Presidente do CAU/MG, Danilo Batista, também esteve na reunião. (à esquerda na foto)

Fórum de Presidentes

Foram discutidas questões relativas aos Fóruns dos Presidentes. A primeira edição desta gestão ocorrerá em Brasília/DF, no dia 22 de fevereiro de 2018, onde será realizada uma capacitação dos presidentes e o início de elaboração das pautas mais urgentes. E a segunda, já agendada para os dias 05 e 06 de abril, será quando haverá a eleição do coordenador e aprovação do calendário das demais reuniões.

A necessidade de regulamentação de um Fórum de Presidentes de CAU/UF foi um dos temas de destaque da reunião. Após debate entre os presentes, um grupo de trabalho foi montado com objetivo de apresentar minuta de resolução para a referida regulamentação, a ser encaminhada oportunamente ao CAU/BR.

O presidente do CAU/MG, arquiteto e urbanista Danilo Batista, falou sobre a importância da definição de uma linha de atuação dos CAU/UF’s, de forma a haver uma uniformização de ações, mesmo havendo várias realidades regionais.

Na avaliação do Presidente do CAU/SP, os encontros entre presidentes são extremamente ricos pela oportunidade de troca de experiências e soluções para desafios comuns. “A colaboração entre os CAU/UF é fundamental para o fortalecimento de nossa autarquia e para que possamos, dia após dia, trabalhar pela valorização da atuação profissional dos arquitetos e urbanistas brasileiros”, acredita José Roberto Geraldine Junior.

Via CAU/SP (com modificações)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

Pular para o conteúdo