Home » CAU/MG, Licitação, Notícias, Transparência » Publicado edital para a aquisição de sede do CAU/MG

Publicado edital para a aquisição de sede do CAU/MG

Autarquia publicou nesta semana o chamamento para compra da sede na capital mineira de Belo Horizonte

aquisição de sede do CAU/MG

Atualmente a sede do CAU/MG está localizada na Av, Getúlio Vargas, próxima à Praça ABC (Praça Benjamin Guimarães).

O CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO ESTADO DE MINAS GERAIS – CAU/MG, autarquia federal de fiscalização profissional, instituída pela Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, tornou público nesta segunda-feira, dia 02 de março de 2020, o Edital de Chamamento Público para prospecção de imóvel no município de Belo Horizonte/MG para abrigar a sua sede, mediante coleta de propostas de imóvel comercial que atenda aos requisitos mínimos especificados no certame e seus anexos.

A compra foi aprovada na 99ª Reunião Plenária do CAU/MG, por meio da Deliberação 0099.6.3-2020. O recurso a ser utilizado para aquisição de imóvel vem de uma reserva do superávit dos exercícios anteriores da autarquia, de forma que não comprometa sua saúde financeira.

Atualmente o Conselho encontra-se instalado em imóvel locado, situado no bairro Funcionários, em Belo Horizonte/MG. Devido ao seu crescimento, o espaço utilizado tornou-se diminuto para o adequado funcionamento dos setores administrativos, tendo em vista, ainda, a iminente chegada de novos colaboradores, como estagiários e empregados públicos, estes aprovados no Concurso Público nº 001/2019.

Ademais, no momento a sede não comporta a realização de reuniões e guarda de objetos, sendo necessária a locação de espaços externos para atender essas demandas. Considerando o objetivo de manter a continuidade e qualidade das atividades desenvolvidas pelo Conselho, será necessária a aquisição de imóvel com área de expediente maior do que a atual.

 

Recebimento de propostas

Até às 17h do dia 1º de abril de 2020, quarta-feira, o CAU/MG vai aceitar as propostas para aquisição de imóvel em sua atual sede, localizada no endereço abaixo.

Avenida Getúlio Vargas, nº 447, 11º andar
Bairro Funcionários
Belo Horizonte/MG, CEP 30112-020
► LOCALIZAÇÃO NO MAPA

 

Confira nos links a seguir todas as informações, cronograma e anexos referentes a esse processo de aquisição. 

 

DOCUMENTOS

EDITAL – PDF

  • Anexo I – Termo de Referência e seu Apenso. PDF
  • Anexo II – Modelo de declaração conforme decreto 4.358/2012. DOC
  • Anexo III – Modelo de declaração de inexistência de impedimento para contratar ou licitar com a Administração Pública. DOC
  • Anexo IV – Estudo Técnico Preliminar Mudança de Sede. PDF

 

CRONOGRAMA

  • PUBLICAÇÃO DO EDITAL: 02 de março de 2020
  • RECEBIMENTO DOS ENVELOPES: até o dia 1º de abril de 2020, às 17h
  • SESSÃO PÚBLICA (ABERTURA DO ENVELOPE 1): 02 de abril de 2020 às 10h00.
  • SESSÃO PÚBLICA (ABERTURA DO ENVELOPE 2): 02 de abril de 2020 às 10h00.
  • DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PROVISÓRIO (análise dos envelopes 1 e 2): 17 de abril de 2020.
  • PRAZO PARA RECURSO (resultado do envelope 1 e 2): 05 (cinco) dias úteis.
  • PRAZO CONTRARRAZÕES: 05 (cinco) dias úteis.
  • PRAZO PARA ANÁLISE DOS RECURSOS E MANIFESTAÇÃO DO CAU/MG: 05 (cinco) dias úteis.
  • DATA DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA:

O resultado final do chamamento público será publicado após a realização dos trâmites necessários e a deliberação do Plenário desta autarquia. No site e portal da transparência do CAU/MG.

 

DÚVIDAS

Mais informações poderão ser obtidas no horário de atendimento do CAU/MG, de 09h às 17h, de segunda a sexta-feira, no telefone (31) 2519-0950.

 

4 respostas para “Publicado edital para a aquisição de sede do CAU/MG”

  1. Henrique Villela disse:

    Creio não ser esse o melhor momento para um investimento dessa monta, haja vista que os valores das locações estão em baixa no mercado imobiliário e há muitas opções em BH. Outro que deve ser considerado é que deveria haver uma consulta pública aos profissionais de Minas Gerais. Ainda lembro a existência da PEC 108 que poderá mudar a condição financeira dos conselhos. Considero um alto risco partir para uma solução como essa e espero bom senso acima de tudo.

  2. Amélia Maria da Costa Silva disse:

    Quero pontuar algumas questões sobre esta decisão do CAU-MG:
    1. Há necessidade de consultar a comunidade dos arquitetos que estão inscritos no CAU MG, pelo visto isto não foi feito, o que é grave! O CAU MG somos todos nós e, sendo assim, não podemos ficar à margem desta importante decisão;
    2. A meu ver, a produção da receita do conselho pode sofrer redução em função de alguns fatores, a exemplo das disposições da PEC 108;
    3. No mercado de imóveis o valor das locações encontra-se em baixa. Não é o caso de aproveitar, ao invés de investir aplicando uma valor que pode comprometer o capital de giro da autarquia federal. Estamos em fase de transição e de grandes fragilidades no mercado de capitais e queda da bolsa.
    4. Peço-lhes mais cautela e bom senso com o capital próprio do CAU MG, para não termos descaminhos a mais do que já estamos tendo.

  3. EDUARDO FAJARDO SOARES disse:

    Nao só nao é um bom momento como a decisao no Pleno do Conselho foi apertada e a categoria mal informada. Alem disso a sede esta condenada ser um lical literalmente sem carater, como , por ex. outros Conselhos: Crea, Crm, CFo etc.

  4. Pâmela disse:

    E o Posto de Atendimento no IAB? Poderiam voltar. Excelente localização, estacionamento, integração com outras entidades de arquitetura (proporcionando networking e intercâmbio de ideias). Até quando o CAU ficará com essa ideia de “intocáveis”. A classe nunca é consultada sobre estas ações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *