Home » Arquitetura, Assisténcia Técnica, CAU/MG, Notícias, Patrimonio, Transparência » CAU/MG prepara Editais de Patrocínio com enfoques em ATHIS e Patrimônio

CAU/MG prepara Editais de Patrocínio com enfoques em ATHIS e Patrimônio

Certame que visa a seleção de projetos de ATHIS está em fase final de aprovação e será lançado na próxima semana, com um montante de R$250mil

projetos de ATHIS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG publicará na próxima terça-feira, dia 9 de abril de 2019, em seu Portal da Transparência, o primeiro Edital de Apoio Institucional do ano que vai selecionar e apoiar projetos voltados para a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social – ATHIS. Este será o segundo apoio da autarquia visando o incentivo à arquitetura social. E ainda neste semestre, será publicado também o Edital de Patrocínio Técnico e/ou Cultural com foco em propostas voltadas para o Patrimônio Cultural, diferente do anterior cujo objetivo era o desenvolvimento social.

Com o objetivo de estimular a produção de habitação social no Brasil, o CAU/BR e os CAU/UFs destinam 2% de seus orçamentos anuais para financiar iniciativas de assistência técnica em habitação de interesse social. Há vários projetos concluídos ou em desenvolvimento em vários estados, a fim de melhorar a qualidade de vida das famílias com renda menor que três salários mínimos, a partir dos recursos disponibilizados pelos CAU/UFs, via edital.

O primeiro Edital de ATHIS do CAU/MG contemplou quatro projetos voltados para o tema. Confira aqui mais informações sobre.

Garantida pela Lei Federal n° 11.888/2008, a assistência técnica pública e gratuita é, portanto, a universalização do acesso aos serviços de Arquitetura e Urbanismo às famílias de baixa renda, com o propósito de viabilizar serviços técnicos para quem não pode contratar e atender a demanda aonde ela está, promovendo a construção e a reforma adequada de moradias, a segurança jurídica da posse, a regularização urbanística e a formação e troca de saberes técnicos. Assim a ATHIS providencia o enfrentamento da desigualdade social e espacial, tornando a arquitetura e urbanismo promotores de qualidade de vida.

 

Editais em consonância com as novas Comissões Especiais do CAU/MG

O Plenário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG aprovou 25 de março de 2019 as coordenações das novas comissões especiais criadas no final do ano passado, a Comissão de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – CATHIS-CAU/MG, e a Comissão de Patrimônio Cultural – CPC-CAU/MG. Ambas surgem para qualificar o trabalho realizado pelo Conselho no que diz respeito ao estímulo de ações para a ou em prol da assistência técnica e produção de habitações sociais no estado, e à preservação do seu patrimônio cultural, incentivando sempre a participação de Arquitetos e Urbanistas no exercício dessas atividades.

Com a criação das novas comissões, o julgamento dos proponentes em cada Edital terá uma abordagem diferente a partir deste ano. Além do Conselho Diretor, a avaliação das propostas contará também com a participação dos coordenadores da CATHIS-CAU/MG e da CPC-CAU/MG.

Os Editais de Apoio Institucional reforçam o compromisso do CAU/MG com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 definidas pelas Nações Unidas, e que foram vinculados às ações que constituem o Plano Estratégico do CAU/MG 2019-2020. O Edital na modalidade ATHIS apoia o ODS 1 – Erradicação da pobreza, ODS 10 – Redução das desigualdades, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Acompanhe nosso site, portal e redes sociais e fique por dentro de todas as informações sobre os Editais de Patrocínio do CAU/MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *