Eventos

CAU/MG promove debate sobre diversidade, equidade e políticas públicas

Encontro, promovido de forma híbrida, vai reunir especialistas em um debate sobre a diversidade na arquitetura das cidades e no planejamento urbano, a fim de traçar estratégias e políticas públicas em prol do tema

 

O evento acontecerá de forma híbrida, podendo ser acompanhado presencialmente, na sede do CAU/MG, ou pelo YouTube, através do vídeo acima. Ative a notificação no vídeo para receber um aviso no dia.

 

A Comissão Temporária de Equidade e Diversidade (CTED) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/MG realizará um evento híbrido em sua sede em Belo Horizonte com o objetivo de promover a diversidade no campo da Arquitetura e Urbanismo. O evento intitulado “Diversidade, Equidade e Políticas Públicas” ocorrerá no dia 10 de maio, quarta-feira, às 19 horas, e contará com a participação especial da Deputada Federal Dandara Tonantzin (PT/MG) e da Deputada Estadual Bella Gonçalves (PSOL/MG), bem como das Arquitetas e Urbanistas Flávia Nacif, professora na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Edwiges Leal, presidente do Conselho em Minas, acompanhada da Conselheira e coordenadora da CTED/MG Luciana Bracarense, sob mediação de Josemée Lima, coordenadora da Comissão Temporária de Equidade de Gênero – CTEG-CAU/AL.

A palestra tem como objetivo sensibilizar os profissionais e a sociedade sobre a importância de considerar as diferenças culturais, sociais, econômicas e de gênero no planejamento urbano e na arquitetura das cidades. Desta forma, serão debatidas políticas públicas e estratégias que visam promover a diversidade e a equidade no campo profissional arquitetônico e urbanístico.

As inscrições para o evento podem ser feitas gratuitamente através da plataforma Sympla, e os participantes receberão certificados. O evento também será transmitido ao vivo no canal do Youtube do CAU/MG.

 

DIVERSIDADE, EQUIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

10 DE MAIO, quarta-feira, 19h às 20h30

  • Presencial: Sede do CAU/MG (Av. Getúlio Vargas, 477 – Funcionários – Belo Horizonte/MG)
  • Virtual: Transmissão via Youtube

Inscrições gratuitas • Sympla CAU/MG: Clique aqui

 

Conheça as participantes

 

Composição da mesa de abertura

Dep. Federal DANDARA TONANTZIN (PT/MG)

Arq. urb. EDWIGES LEAL (Presidente CAU/MG)

Arq. urb. LUCIANA BRACARENSE (Coordenadora CTED-CAU/MG)

 

Palestrantes convidadas

Arq. urb. FLÁVIA NACIF
Professora e Doutora em Arquitetura em Urbanismo – UFSJ

Formada em 1996 pela Universidade Federal de Minas Geral – UFMG, em Arquitetura e Urbanismo, possui mestrado em Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo (UFMG – 2002). Doutora em Teoria, História e crítica da Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGS (2007) e pós-doutourado pela Sorbonne Université Paris 8 Vincennes/Saint-Denis (2022). Atualmente, Flávia Nacif atua como professora da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), desde 2011, onde desenvolve pesquisa em “Habitação Sem Gênero: Como produzir espaços inclusivos e ocupá-los na diversidade?”. Seus principais interesses estão relacionados a conexão das pessoas com a arquitetura e tecnologia, pedagogias do espaço, análise crítica da arquitetura contemporanea, fundamentos do sistema relacional entre o espaço e suas transversalidades. É também coordenadora do grupo de pesquisa “Pedagogias do Espaço: Cidade, gênero e transversalidades – práticas didáticos pedagógicas para a produção de espaços inclusivos”.

Bella Gonçalves
Deputada Estadual PSOL/MG

Bella Gonçalves, 34 anos, deputada estadual pelo PSOL/MG, é mulher lésbica, cientista política, educadora popular e doutora em Ciência Política pela UFMG e pela Universidade de Coimbra (Portugal). Foi vereadora em Belo Horizonte entre 1018 e 2022, quando foi eleita deputada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Sua atuação é marcada pela defesa do direito à cidade, à mobilidade urbana, atuando na proteção dos Direitos Humanos, das periferias e ocupações urbanas, vilas e favelas, dos trabalhadores informais, na luta das mulheres e diversidades LGBTQIA+, na defesa da agroecologia e no enfrentamento à mineração.

 

MAIS SOBRE: Eventos Notícias

2 respostas

  1. Lamentável esse debate ter de tudo menos um corpo técnico habilitado para a solução dos problemas.
    Falas representam o desejo claro da maioria dos brasileiros por uma política mais cuidadosa com os mais vulneráveis.
    Porém, a falsa preocupação em beneficiar os mais pobres geralmente é utilizada como artifício de políticos oportunistas,
    que se aproveitam da fragilidade e do desconhecimento dos eleitores para se lançar em propostas populistas.
    Saudades quando a minha carteira era do CREA.

    1. Prezada arquiteta e urbanista Aline Rosa,

      O seminário Diversidade, Equidade e Políticas Públicas é mais um passo em um longo caminho que o sistema CAU vem trilhando na construção de uma política séria e responsável relacionada a equidade de gênero e diversidade.

      Em 2019, o CAU/BR constituiu a Comissão de Temporária de Equidade de Gênero para formulação e implantação de uma política nacional sobre esse tema. Em 2021, o CAU/MG criou a sua Comissão de Equidade e Diversidade no esforço de dar a devida atenção a essas questões no âmbito da Arquitetura e Urbanismo em Minas Gerais. Neste ano, o CAU/MG institui o Grupo de Trabalho de Integridade e Compliance, cujo resultado prevê um plano que, seguramente, abordará esses temas também dentro do próprio Conselho.

      Os diagnósticos feitos pelo CAU sinalizam a urgência de se implantar políticas e ações orientadas para a igualdade nas instâncias da Arquitetura e Urbanismo. Convidamos você a conhecer o 1º Diagnóstico Nacional de Gênero na Arquitetura e Urbanismo e o Relatório Conclusivo da pesquisa sobre diversidade com arquitetas(os) e urbanistas mineiras(os), ambos disponíveis em nosso site: caumg.gov.br/equidade-diversidade.

      Venha prestigiar o nosso evento no dia 10/05, quarta, e contribuir no debate sobre políticas e estratégias para promoção da diversidade e da equidade no campo profissional da Arquitetura e do Urbanismo. Sua presença é importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

Assistência Técnica

CAU/MG recebe representantes do IFMG Santa Luzia para apresentação do Curso de ATHIS

Pular para o conteúdo