CAU/MG

Dia Nacional do Patrimônio Histórico: uma data para comemorar e alertar

CAU Brasil manifesta preocupação com a situação do patrimônio histórico e cultural brasileiro

Nesta quarta-feira, dia 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data é uma homenagem ao historiador e jornalista mineiro, Rodrigo Melo de Andrade, nascido nesta data em 1898 e o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1937, que presidiu até 1967.

O Instituto é responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos brasileiros e, ainda, conta com um acervo monumental com mais de 1 milhão de objetos catalogados. O IPHAN como forma de honrar sua memória premia ações de proteção, divulgação e preservação do patrimônio cultural brasileiro anualmente com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Leia mais.

 

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é uma data importante e serve como alerta para uma implementação de uma política nacional para a preservação cultural no país. Entre os dias 13 e 16 de julho, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) promoveu, em Ouro Preto, o 1º Seminário Nacional de Patrimônio – Caminhos para a Valorização da Arquitetura e Urbanismo. O evento reuniu arquitetos e arquitetas, representantes de organizações da área e pesquisadores no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOF) com o objetivo de debater a valorização do patrimônio material e imaterial brasileiros.

Como resultado dos debates realizados nos encontros o CAU Brasil publicou o documento Recomendações de Ouro Preto. A Carta apresenta um posicionamento oficial da autarquia, das entidades representativas dos profissionais de arquitetura e urbanismo e outros atores integrados aos debates. Nela estão listados pontos considerados urgentes para a implementação de uma política nacional para a preservação cultural no país.

O CAU Brasil manifesta preocupação com a situação do patrimônio histórico e cultural brasileiro, atualmente em grave risco. Segundo a Carta, o protagonismo dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo na preservação do patrimônio construído é histórico e marcante tanto no discurso quanto na prática profissional. O restauro é um projeto singular e os arquitetos são os protagonistas da coordenação de sua realização, capaz de formulação histórica, artística e crítica para apresentar as soluções técnicas que ele requer, atuando ao lado de profissionais de outras áreas de conhecimentos e indo além da edificação, construindo cidade.

CLIQUE AQUI. ACESSE O DOCUMENTO.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo