CAU/BR

Dia Mundial das Cidades 2021: “Adaptando cidades para a resiliência climática”

Dentro do tema deste ano, o CAU Brasil vem trabalhando ativamente pela revitalização dos centros urbanos das grandes cidades do país

Neste dia 31 de outubro comemora-se o Dia Mundial das Cidades. Com o tema “Adaptando cidades para a resiliência climática”, a data encerra o Outubro Urbano da Organização das Nações Unidas (ONU), mês de comemorações e debates sobre o futuro das cidades. Discussões em todo o mundo focaram na preparação para a 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26), que acontecerá entre 1º e 12 de novembro em Glasgow, no Reino Unido. Serão discutidas possíveis saídas para as mudanças climáticas que terão um enorme impacto sobre as cidades, com inundações, tempestades e períodos crescentes de temperaturas extremas.

Dentro do tema deste ano, o CAU Brasil vem trabalhando ativamente pela revitalização dos centros urbanos das grandes cidades do país, principalmente para fins de moradia social. A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, vem defendendo junto ao governo federal e demais autoridades a necessidade de recuperar imóveis vazios para oferecer habitações de interesse social ou escolas, postos de saúde e outros equipamentos públicos. “É preciso enxergar o território como fonte de riqueza para projetos urbanos transformadores das cidades, que trazem recursos, não só para o governo, mas também para a comunidade, e promovem bem estar social”, afirmou.

 

Saiba mais sobre a proposta do CAU Brasil e do IAB

 

No Brasil, a ONU criou o Circuito Urbano, uma iniciativa para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. Neste ano, foram mais de 180 eventos cadastrados na plataforma. A quarta edição do Circuito Urbano foi realizada de forma totalmente virtual, com eventos ao vivo ou gravados previamente, devido ao prolongamento da pandemia da Covid-19. O CAU Brasil participou no dia 20 de outubro do debate “O Futuro do Estatuto da Cidade”, organizado por organizações como o WRI Brasil, ONU-Habitat, IAB, Confederação Nacional de Municípios (CNM), Cities Alliance, GIZ e Uninove.

 

Conselheira do CAU Brasil Ana Claudia Cardoso participa de evento do Circuito Urbano da ONU.

 

Coordenadora-adjunta da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU Brasil, a conselheira Alice Rosas (PA) e sua suplente, Ana Claudia Cardoso, participaram do evento que discutiu como avançar a prevenção e gestão integrada de riscos e desastres, considerando investimentos públicos e privados em tecnologias limpas, soluções baseadas na natureza e infraestrutura verde. Os palestrantes alinharam uma visão estratégica sobre como usar o Estatuto da Cidade para uma governança das questões ambientais urbanas críticas, abarcando a diversidade das cidades brasileiras.

Entre os dias 22 e 25 de novembro, em comemoração ao Dia do Urbanismo, o CAU Brasil prove a Semana do Urbanismo, evento online que terá como tema central “A Cidade Resiliente”. Evento vai dar continuidade às discussões sobre os 20 anos do Estatuto da Cidade, reforçando a importância da reestruturação dos Plano Diretores com a real representatividade na participação popular, visando a construção de cidades e cidadãos mais resilientes para o enfrentamento de adversidades sanitárias, climáticas, sociais e econômicas.

Acompanhe mais informações no site do CAU/BR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo