Home » Arquitetura, CAU/BR, CAU/MG, Notícias, Notícias Recentes » Dia do Arquiteto: Arquitetura e Urbanismo, um compromisso com a vida

Dia do Arquiteto: Arquitetura e Urbanismo, um compromisso com a vida

No Dia dos Arquitetos e Urbanistas, campanhas ressaltam a importância e o compromisso da profissão para a vida da sociedade

compromisso vida

 

A necessidade do trabalho dos arquitetos e urbanistas na construção de cidades saudáveis e inclusivas, de moradias dignas e de deslocamentos adequados ficou mais clara neste ano que em qualquer outro. Em meio à pandemia do novo Coronavírus, nos vimos obrigados a mudar nosso estilo de vida, a forma de trabalhar e de conviver. Voltamos os olhos para as nossas residências, pensando em como poderiam atender melhor à essa nova realidade, ao mesmo tempo em que refletimos sobre quem não tem as mesmas condições para tanto.  

É partindo dessa premissa que no Dia dos Arquitetos e Urbanistas, comemorado anualmente em 15 de dezembro, enaltecemos a importância desses profissionais para a qualidade de vida de toda a sociedade. 

 

Mais do que nunca, um compromisso com a vida

Há muito o CAU trabalha para que a Arquitetura e Urbanismo sejam um direito de todos. Defendemos que todos os cidadãos convivam em espaços comerciais, residenciais ou áreas públicas projetadas ou construídas com assistência técnica de profissionais legalmente habilitados. Agora, num momento de pandemia, isso se torna ainda mais evidente.

Sempre reforçamos que arquitetos e urbanistas são profissionais que criam cidades saudáveis. Casas com planejamento, segurança, conforto e economia, observando questões que promovem saúde e oferecem a qualidade de vida que todo mundo merece. Soluções que transformam a vida de todos.

O tema “Arquitetura e Urbanismo – mais do que nunca, um compromisso com a vida” nasceu com uma campanha institucional que mostra que a dramática crise sanitária das cidades brasileiras, como de resto de todo o mundo, em especial nos bairros mais carentes, em razão da pandemia da Covid-19, ressaltou ainda mais a importância do trabalho dos arquitetos e urbanistas na construção de moradias dignas e cidades saudáveis.

Clique aqui e conheça a campanha

Leia também:

 

 

A importância do arquiteto e urbanista

É função do Conselho de Arquitetura e Urbanismo orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo. Um trabalho que visa a prestação qualificada e legal das atividades exercidas no âmbito da arquitetura e urbanismo, pelos profissionais que receberam a formação adequada para a prestação de serviços relacionados à área.

Para atingir esse objetivo, o CAU/MG realiza diversos eventos e ações orientativos, voltados tanto para arquitetos e urbanistas e estudantes de arquitetura e urbanismo, como para órgãos parceiros e quem mais possa ser beneficiado com essas informações.

A Comissão de Exercício Profissional CEP-CAU/MG, dentre as demais atividades, iniciou neste ano uma ação orientativa, direcionada aos arquitetos e urbanistas que atuam em seções técnicas de órgãos públicos e em Instituições de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo. 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 9 =