Home » Arquitetura, CAU/MG, Concursos, Notícias, Patrimonio » CAU/MG abre Desafio Fotográfico para toda a sociedade. Participe!

CAU/MG abre Desafio Fotográfico para toda a sociedade. Participe!

A participação no desafio fotográfico foi aberta para todos os interessados , desde que as fotos sejam de arquitetura ou espaço urbano localizado em Minas Gerais

Desafio Fotografico

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, por meio de sua Comissão de Patrimônio Cultural – CPC, lançou o primeiro Desafio Fotográfico na história desta autarquia. A competição foi iniciada no mês de agosto justamente para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado anualmente no dia 17.

Com o objetivo de celebrar o patrimônio cultural dentro de amplo conceito: “patrimônio cultural é aquilo que te liga ao mundo”, o desafio pretende buscar o envolvimento da sociedade na compreensão de que patrimônio cultural é inclusivo e precisa ser preservado por todos.  Qualquer olhar foi aceito desde que vinculado a um patrimônio cultural mineiro, pois toda a sociedade poderá participar.

 

Uma reflexão sobre o patrimônio cultural

O objetivo do Desafio, além de celebrar o Dia do Patrimônio, é causar uma reflexão sobre o que as pessoas enxergam como patrimônio. Por esse motivo, toda a população pode participar, mostrando por meio da fotografia e do texto o que cada um pensa sobre o tema, sobre o que é patrimônio para a pessoa.

Ainda que o caráter do desafio seja mais educacional, os participantes concorrem ao prêmio do reconhecimento. A foto selecionada será utilizada para ilustrar uma cartilha que a Comissão de Patrimônio Cultural do CAU/MG está preparando, cuja finalidade é orientar sobre a importância do patrimônio, do tombamento e temas afins. As cartilhas do Conselho são distribuídas em diversos eventos, seminários, congressos, feiras, reuniões institucionais e em demais oportunidades onde é possível entregar um material que vem para somar.

Toda e qualquer reprodução da cartilha, assim como as suas divulgações, utilizarão a imagem vencedora com os devidos créditos do autor. A foto selecionada, junto ao texto, também serão publicadas no site do CAU/MG.

 

VOTAÇÃO

Na fase final do Desafio Fotográfico, a Comissão Julgadora, criada especificamente para o desafio, selecionou 10 fotos dentre as mais de 800 participantes. Agora elas passam por júri popular, para a escolha da foto vencedora.

Qualquer pessoa pode votar nas fotos, até o dia 14 de novembro, por meio dos links que serão inseridos abaixo. É necessário estar conectado em uma conta do Instagram e/ou do Facebook.

 

REGRAS PARA PARTICIPAR

► Clique aqui para fazer o download das regras em PDF

 

Qualquer pessoa pôde participar do desafio fotográfico, à exceção apenas de funcionários e conselheiros do CAU/MG. Os parentes destes também puderam participar, uma vez que não há premiação em dinheiro. Os fotógrafos postaram suas fotos em suas próprias redes sociais, sendo elas Instagram ou Facebook. 

Dentre os critérios para seleção, o principal, mas não único, é a marcação da foto com a hashtag #CAUMGpatrimoniofoto2020. Uma vez que o CAU/MG não recebeu foto alguma, mas irá filtrar as fotos que tiverem esta hasthag. As fotos filtradas estarão automaticamente participando.

 

CRONOGRAMA*

• Etapa 1 – 19 de agosto a 25 de outubro:
O CAU/MG irá filtrar através da hashtag mencionada anteriormente todas as fotos postadas e acompanhadas do texto entre esses dias 

• Etapa 2 – 25 de outubro a 02 de novembro:
A CPC-CAU/MG, junto aos jurados convidados, irá selecionar 10 fotos que tenham seguido todos critérios descritos no item 5.b das regras

• Etapa 3 – 03 de novembro:
As 10 fotos selecionadas estarão disponibilizadas nas redes sociais do CAU/MG para apreciação do público

• Etapa 4 – 04 a 14 de novembro:
As 10 fotos selecionadas deverão ser curtidas pelo público nas redes sociais do CAU/MG

• Etapa 5 – Etapa suspensa:
O CAU/MG fará o somatório das curtidas de cada uma das 10 fotos para identificação da MELHOR FOTO, sendo dada ampla divulgação do resultado do primeiro desafio fotográfico realizado pelo Conselho

 

AVISO! A divulgação do resultado foi suspensa até segunda ordem, por meio da Deliberação Plenária Nº 0108.6.13/2020, em virtude de denúncia apresentada na etapa final do desafio. Mais informações serão publicadas nos canais do CAU/MG, tão logo seja tomada a decisão final por parte do Conselho.

 

*Cronograma alterado em 10/09/20, por determinação da Comissão Eleitoral do CAU/MG e pela Deliberação CED-CAU/MG Nº 130.3.5.2020.

 

Lançamento do Desafio

O CAU/MG lançou o desafio fotográfico no dia 17 de agosto (segunda-feira), no evento virtual em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural. Com a ilustre presença dos professores e arquitetos e urbanistas mineiros Flávio de Lemos Carsalade e Leonardo Barci Castriota. Confira abaixo a gravação do evento na integra, transmitido no canal do Youtube do CAU/MG.

 

10 respostas para “CAU/MG abre Desafio Fotográfico para toda a sociedade. Participe!”

  1. Fernando disse:

    Concurso em que a premiação é apenas a foto constar em material gráfico com os créditos, em outras palavras: Faz esse trampo aqui pra gente que vai ser bom pro seu portifólio. Vergonha ver isso do CAU

    • CAU/MG disse:

      O objetivo do Desafio, além de celebrar o Dia do Patrimônio, é causar uma reflexão sobre o que as pessoas enxergam como patrimônio. É uma ação educacional, mas que ainda sim vai enaltecer o trabalho do vencedor em um material que será distribuído em diversos eventos e reuniões institucionais com órgãos gestores.

  2. Maxiliano disse:

    É realmente uma vergonha para o CAU promover um concurso sem premiação, com o intuito de alimentar seu banco de imagem para produção de material gráfico. Deveriam valorizar o trabalho dos fotógrafos. Lembrem que dar os créditos não é prêmio, mas uma obrigação frente à Lei de Direitos Autorais.

    • CAU/MG disse:

      Caro Maxiliano.
      Estamos abrindo uma oportunidade de todos, não apenas arquitetos, mostrarem seus olhares sobre o patrimônio cultural. Temos imagens de patrimônios de diversas cidades mineiras, mas nesse caso daremos, além do crédito, que sim é obrigação, o espaço em nossos canais para promover o trabalho do vencedor, assim como sua reflexão sobre o tema.

  3. Claudia disse:

    Estou lá caçando curtida em foto???!!! Afff. Quero é oportunidade de trabalho e algum retorno financeiro pelo trabalho executado… Esse conselho de arquitetura é decepcionante…

  4. Ricardo Faiani disse:

    Um absurdo esse tipo de “concurso”. Uma falta de respeito com o fotógrafo. Cau-MG, tome vergonha e pague pela imagem. Já não basta o valor da anuidade e das muitas RRT’s que vocês recebem, ainda querem economizar com o fotógrafo. Mais uma vergonha para o Cau

    • CAU/MG disse:

      Caro Ricardo.
      É importante entender que o objetivo principal do Desafio não é valorizar o fotógrafo em si, mas sua produção em consonância com o que foi proposto. Que é o olhar individual sobre o que a pessoa entende e valoriza como patrimônio cultural. Por isso é aberto a toda a sociedade, não apenas arquitetos e urbanistas ou fotógrafos profissionais. Uma pessoa sem conhecimento técnico de fotografia terá a mesma oportunidade que uma com, pois a finalidade é educacional, é valorizar o patrimônio.
      Ainda assim, a foto e o fotógrafo serão sim reconhecidos, com sua produção sendo exposta nos canais do CAU/MG, além de ilustrar a cartilha educacional que a Comissão de Patrimônio está produzindo.

  5. Ana Luiza Marques disse:

    Tenho visto na hashtag várias fotos antigas que as pessoas editaram a descrição e adicionaram a hasgtag. Essas fotos serão avaliadas também?

    • CAU/MG disse:

      Todas as fotos classificadas com a hashtag estarão participando do desafio. Mesmo que tenham sido postadas anteriormente e/ou com edição de legenda. A foto pode ser tanto antiga quanto inédita.

  6. Gilberto Simoe disse:

    Sobre o CAU ser uma vergonha como mencionado acima, gostaria de um posicionamento mais efetivo do nosso representante de classe com relação a vários acontecimentos relacionado à nossa área de atuação. O que queremos é um representante que nos defenda igual a muitos conselhos neste pais, dou um exemplo, o conselho de farmácia que tem um participação muito ativa nos municípios. Quero um CAU voltado para garantir o espaço do arquiteto no Brasil, não um representante que só queira receber a anuidade e RRTs, para não me alongar, faça uma pesquisa de satisfação entre os arquitetos mineiros veja o resultado e peça sugestões de como gostaríamos de ser representado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =