Home » Arquitetura, CAU/BR, CAU/MG, Conteúdo, Notícias » Porque é importante contratar um arquiteto e urbanista para a sua obra?

Porque é importante contratar um arquiteto e urbanista para a sua obra?

Entenda em 6 motivos porque você deve contratar um arquiteto e urbanista para obras de construção e reforma

Ao iniciar uma construção, pensar no planejamento da obra é essencial e já nesse momento que a presença de um Arquiteto e Urbanista torna-se fundamental, para que corra tudo bem com o processo. No entanto, ainda existe uma certa resistência na valorização e reconhecimento desses profissionais, em achar que sua contratação é inviável e, principalmente, entender a importância da sua presença na construção.

Existe uma ideia preestabelecida, um “achismo”, de que Arquitetos e Urbanistas só participam de grandes projetos, um serviço de luxo pois seu custo é muito alto. Ainda que existam os que se enquadrem nesses atributos, como tem em todas as profissões, a realidade é diferente.

Portanto, para derrubar o mito, apresentamos aqui 6 motivos essenciais que justificam a contratação de um arquiteto e urbanista.

 

1 – Precisão ao avaliar a compra de um terreno

arquiteto e urbanista

Antes de comprar um terreno é importante saber qual o objetivo da sua construção para saber o seu tipo certo de terreno. Para isso avalia-se fatores como: orientação solar, ventos dominantes para ventilação natural, topografia do terreno, drenagem, tipo de solo, vertentes de crescimento urbano, zoneamento, entre outros.

Portanto, para fazer uma escolha que não acarrete problemas no futuro, nada melhor do que um profissional arquiteto e urbanista para auxiliar na escolha.

Só eles ajudarão em três simples fatores:

  1. Evitam problemas futuros com alvará de construção;
  2. Fazem um plano de ação específico para o seu terreno;
  3. Tem uma visão estratégica e geral sobre o mapeamento da área.

 

2 – Auxilio no planejamento do projeto por completo

Nesta etapa o arquiteto e urbanista se preocupa em entender o que o cliente quer e precisa, como segurança, beleza e economia. Dessa forma o arquiteto e urbanista desenvolve o projeto, representação gráfica com todas as dimensões e características do jeito que o cliente imaginou. Além desse prever toda coordenação do trabalho, o gerenciamento e a contratação da mão de obra necessária, a estimativa de gastos com materiais, orçamentos e um cronograma detalhado de todas as etapas da obra até sua conclusão.

Os arquitetos e urbanistas tem a maior carga horária de estudos em projetos. Portanto, para este profissional não não existe passos não coordenados e nada é feito em cima da hora.

 

3 – Seu maior representante

É o arquiteto que vai conseguir debater com os executores da obra de forma a defender os objetivos do cliente com embasamento e conhecimento prévio.

É esse profissional que tem maior preocupação com o resultado final e a qualidade do projeto, tendo em vista a sua satisfação em relação ao projeto executado. É ele a pessoa indicada para supervisionar todo o processo de produção e assegurar se está tudo conforme o projeto.

 

4 – Economia na obra

arquiteto e urbanista

Como o Arquiteto e Urbanista participa de todas as etapas de planejamento, ele fará a obra de uma forma que caiba no seu planejamento. Dessa forma ele torna possível prever a quantidade certa de materiais, sempre com a melhor relação custo x benefício, evitando desperdícios. Esse profissional também cuidará para que seja feita a contratação de mão de obra qualificada e na quantidade certa, além de cumprir prazos do cronograma planejado.

 

5 – Valorização do seu imóvel

Se o seu imóvel for construído com todas as etapas supervisionadas por esse profissional, ele saberá aproveitar e explorar todo o potencial do seu projeto, propondo ideias sustentáveis, modernas e funcionais. O planejamento dos arquitetos e urbanistas não é imediatista, eles pensam a frente, antecipando possíveis contratempos e tendências.

Democratizar e criar um imóvel com uma boa iluminação, aproveitando a luz natural, cuidar para que os cômodos sejam arejados e adequados ao desejo do cliente, além de auxiliar em um acabamento adequado para a obra.

 

6 – Garantia de qualidade de vida e segurança

contrate arquitetos

Como apontado em todas as outras razões, percebe-se que o arquiteto está presente em todas as etapas do projeto. Tendo a capacidade de agir em cada uma delas.

Só esses profissionais são habilitados e preparados para planejar e acompanhar o processo de construção. Se a sua obra não possui um profissional qualificado é colocada em risco a sua segurança, da sua família e a de seus vizinhos.

 

Valorizar e contratar arquitetos e urbanistas é valorizar o seu patrimônio.
É investir em você e na sua família.
É viver com qualidade, segurança e conforto.

 

As etapas do trabalho realizado por arquitetos e urbanistas

  1. Início
    Pode se iniciar já na escolha do terreno para implantação do projeto, com parecer sobre localização, legislação edílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos, entre outras, que possibilitem análise da viabilidade do projeto.
  2. Estudo Preliminar
    Estudo do problema para determinação da viabilidade de um programa a ser adotado.
  3. Anteprojeto ou Projeto Pré-Executivo
    Solução geral do problema por definição do partido adotado, da concepção estrutural e das instalações em geral, possibilitando a compreensão da obra a ser executada.
  4. Projeto Legal
    Desenhos e textos exigidos por leis e regulamentos de diversos órgãos públicos.
  5. Projeto Executivo
    Solução definitiva do Anteprojeto, representada em plantas, cortes, elevações, especificações e memoriais de todos os pormenores de que se constitui a obra a ser executada. Determinação da distribuição dos elementos do sistema estrutural e dos pontos de distribuição das redes hidráulicas, sanitárias, telefônicas, de ar condicionado, elevadores e informática.
  6. Coordenação
    Coordenação e orientação geral dos cálculos complementares ao projeto arquitetônico, tais como cálculo de estrutura, instalações hidráulicas, elétricas, sanitárias, telefônicas e de informática.
  7. Execução da Obra ou Serviço
    Etapa que aborda a coordenação, administração e execução, acompanhamento ou gerenciamento do serviço ou da obra.

 

Alguns dos campos de atuação dos arquitetos e urbanistas:

  • Concepção e execução de projetos de Arquitetura e Urbanismo;
  • Arquitetura de Interiores;
  • Arquitetura Paisagística;
  • Projeto e soluções tecnológicas para restauro, conservação e reabilitação de obras do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico;
  • Planejamento Urbano e Regional (saneamento básico e ambiental, infraestrutura, sinalização, sistema viário, tráfego e trânsito urbano e rural, inventário urbano e regional, assentamentos umanos);
  • Topografia (elaboração e interpretação de informações topográficas);
  • Tecnologia e Resistência dos Materiais;
  • Conforto Ambiental;
  • Meio Ambiente (estudos de impacto e licenciamento ambiental, Utilização Racional dos Recursos e Desenvolvimento Sustentável).

 

Onde encontro?

Atualmente o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil tem à disposição o portal “Ache um Arquiteto”. Uma ferramenta para busca de profissionais e empresas da área.

O sistema ainda passa por atualizações, com novas funcionalidades já planejadas para o futuro. Como a pesquisa por área de atuação. Acesse pelo link abaixo e conheça:

acheumarquiteto.caubr.gov.br

 

E se algo der errado? O CAU/MG está aqui para te proteger!

Ninguém está livre do mal profissional, uma realidade presente em qualquer área de atuação. É aí que os Conselhos de Fiscalização Profissional entram.

A função dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das Unidades Federativas é, pela lei 12.378/2010, “…orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo”. Ou seja, é o CAU que zela pela segurança da sociedade, no que diz respeito ao exercício da arquitetura e urbanismo a fim de evitar a atuação de profissionais irregulares e leigos.

Caso você identifique alguma irregularidade na sua obra ou de alguém que você conhece, referente à atividades de arquitetos e urbanistas, cadastre uma denúncia junto ao Conselho. Acesse o link abaixo para maiores informações e canais para cadastro.

caumg.gov.br/denuncia

 

Matéria especial em celebração ao Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.