Home » Assisténcia Técnica, CAU/MG, Coronavírus, Notícias, Patrocínio » Conheça os projetos contemplados no 2º Edital de ATHIS contra a Covid19

Conheça os projetos contemplados no 2º Edital de ATHIS contra a Covid19

Em abril de 2020 o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG abriu o Edital de ATHIS que visava apoiar projetos voltados para populações mais vulneráveis, ao mesmo tempo em que contribuíssem no combate à pandemia do novo coronavírus. Essa ação faz parte do esforço em estimular a produção de habitação social no Brasil, onde CAU/BR e CAU/UFs destinam 2% de seus orçamentos anuais para financiar iniciativas de Assistência Técnica em Habitação Social.

A primeira edição deste patrocínio em formato especial não destinou a totalidade do aporte financeiro, sendo necessária a abertura de uma segunda chamada. Garantindo assim o auxílio a um número maior de projetos que cumprissem as diretrizes dispostas no certame. 

Foram recebidos 11 projetos, dos quais cinco passaram da fase de habilitação e classificação para firmar o termo de fomento com o Conselho e receber o apoio financeiro. Confira a seguir quais são esses projetos e quem são os proponentes por trás de cada um.

 

Projetos habilitados e classificados para patrocínio

 

  • Aquabox – Um banho de solidariedade
    De IEDS – Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável

    Objetivo: Instalação e funcionamento de espaço de acolhimento para higiene pessoal e lavação de roupas, destinado ao trabalhadores da coleta de materiais recicláveis do bairro da Lagoinha, em Belo Horizonte.

  • Observatório de moradia para a população em situação de rua
    De Associação Pastoral Nacional do Povo da Rua

    Objetivo: Um espaço em construção frente à COVID-19. Reforma e adequação de um imóvel ocioso para instalação de uma república temporária e emergencial para idosos em situação de rua.

  • Reformas “SUBSIDIADAS”
    De ARQN Reforma Populares

    Objetivo: Realização de reformas subsidiadas pelo patrocínio com aplicação de soluções técnicas e alternativas para suprir a deficiência do abastecimento de água, falta de rede de esgoto adequada e corrigir patologias relacionadas à insalubridade e periculosidade em habitações precárias.

  • Reservatório de Água – Higiene Para Todos e Todas
    De Um Teto Para o Meu País – BRASIL

    Objetivo: Promover e facilitar o acesso às medidas preventivas e de combate ao COVID-19 para populações vulneráveis, através da facilitação do acesso à água não-potável por famílias moradoras de comunidades com escassez ou falta desta.

  • Projeto CASA CONTAINER: uma alternativa social em meio à Covid-19
    De Studio. R projetos e Consultoria Ltda

    Objetivo: Adequação de um container em uma casa modelo para a Habitação de Interesse Social, com a oferta e instalação de computadores e internet para uso informativo e educacional de quem não possui acesso a esses tipos de equipamentos. Contribuindo também para a releitura do container como solução para a habitação, ampliando seu conceito ao propor a metodologia para municípios de pequeno porte.

 

Projeto habilitado e classificado na lista de espera

 

  • Casa da Comunidade contra o CORONA: ATHIS como Saúde Pública no município de Nova Lima/MG
    De IDESSC – Instituto de Desenvolvimento e Sustentabilidade Sócio Cultural

    Objetivo: Promover a produção de conhecimento na área de ATHIS que oriente o exercício profissional e o seu aperfeiçoamento, estimulando melhorias das moradias em assentamentos urbanos e/ou rurais e articulando a Assistência Técnica como Saúde Pública no município de Nova Lima.

 

Confira o resultado final clicando no link abaixo. O Conselho Diretor do CAU/MG reúne-se na próxima segunda, dia 06 de julho, para homologação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 13 =