Home » Arquitetura, Assisténcia Técnica, Eventos, Notícias, Patrimonio, Urbanismo » Confira na íntegra como foi o evento “Transversalidades”

Confira na íntegra como foi o evento “Transversalidades”

Transversalidades

As Comissões Especiais de Patrimônio Cultural, de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e de Planejamento Urbano e Ambiental do CAU/MG promoveram o primeiro seminário virtual da autarquia, entre os dias 14 a 17 de setembro. Foram três de discussões sobre como o patrimônio cultural se relaciona com a ATHIS e o Planejamento Urbano, fomentando boas práticas de planejamento e desenvolvimento urbano e ambiental, habitação social e patrimônio cultural de forma integrada, aumentando a visibilidade e repercussão dos serviços prestados nessas áreas e criando uma ampla rede de relacionamento.

Confira aqui a íntegra das gravações e informações dos três dias de evento.

 

EIXO PATRIMÔNIO CULTURAL

1º DIA – 14 de setembro de 2020

  • Palestra Temática: Sônia Rabello
  • Mediador: Flávio Carsalade

Sonia Rabelo apresentou um panorama do que é a essência desse encontro virtual. Uma discussão sobre as relações do Patrimônio Cultural com a Assistência Técnica e o Planejamento Urbano e os benefícios que ações integradas nestes campos podem trazer para o desenvolvimento das cidades.

 

EIXO HABITAÇÃO SOCIAL + PATRIMÔNIO CULTURAL

2º DIA – 15 de setembro de 2020

  • Palestra Temática: Helena Galiza
  • Mediador: Felipe Cardoso Pires

A abordagem de Helena Galiza foi sobre como as políticas públicas de reabilitação dos centros que priorizam a recuperação dos imóveis vagos, com potencial residencial, facilitam também a preservação do patrimônio cultural, contribuem para a redução da desigualdade social, da segregação espacial e do déficit habitacional, refletindo na contenção da expansão das cidades, que se tornam mais sustentáveis.

 

EIXO PLANEJAMENTO URBANO + PATRIMÔNIO CULTURAL

3º DIA – 16 de setembro de 2020

  • Palestra Temática: Márcia Mourão Parreira Vital
  • Mediador: Letícia Epaminondas

A convidada Márcia Mourão apresentou um breve histórico do desenvolvimento do planejamento urbano em Belo Horizonte, em especial no tocante aos aspectos ambientais e do patrimônio cultural do Município.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *