Entidades

Concurso Acessibilidade para Todos divulga vencedores em Belo Horizonte

Concurso Acessibilidade para Todos

Para incentivar a pensar nos espaços de Belo Horizonte, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis promoveu o Concurso Acessibilidade para Todos. O objetivo é promover o transporte ativo, superando ou minimizando os problemas de acessibilidade existentes em três perfis de locais da cidade: trechos com alta declividade, com calçadas estreitas ou em estação de integração de transporte coletivo.

Arquitetos e engenheiros participaram com ideias de requalificação de espaços, equipamentos e sistemas de mobilidade urbana para três áreas da cidade. As propostas deveriam apresentar soluções para o trecho com declividade acentuada na Regional Centro-Sul (Lote 1), para o trecho com calçadas estreitas da Regional Noroeste (Lote 2) e para a Estação Vilarinho de integração do transporte coletivo na Regional Venda Nova (Lote 3). As ideias foram avaliadas por uma comissão julgadora que reuniu profissionais indicados pela entidade organizadora e pelas entidades que apoiam a realização do concurso.

Os vencedores foram divulgados na noite desta segunda-feira (13) em evento no auditório do IBMEC, em Belo Horizonte. Ramon Victor Cesar, diretor-presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), falou sobre a relevância da iniciativa para a cidade: “Foi uma proposta com um desafio importante para buscar soluções arquitetônicas e urbanísticas e minimizar graves restrições de acessibilidade. Um ponto a destacar foi a obrigatoriedade de ter uma pessoa com deficiência como participante de cada equipe. Nós achamos que isso tem uma importância não só simbólica, mas prática, para trazer a visão de quem vai se beneficiar de fato desse projeto. Essa iniciativa está inserida no objetivo da BHTRANS de encontrar uma nova política de acessibilidade para a cidade”.

A programação contou com palestra de Edison Passafaro, gestor de projetos da Design Universal Arquitetura Acessível & Sustentável. “O desenho universal, que foi pauta deste concurso e que deveria ser o óbvio, não é óbvio. Então, precisamos abrir a mente e quebrar esses paradigmas, colocando o desenho universal no centro. Precisamos pensar em planejar uma cidade que é de verdade para todas as pessoas. Precisamos nos colocar mais no lugar do outro. É um processo de educação”, disse.

Confira os nomes dos coordenadores das equipes vencedoras do Concurso Acessibilidade Para Todos:

– Lote 1
Menção Honrosa: Paulo Pontes Correia Neves
Menção Honrosa: Simone Marise Pires de Campos Ribeiro Teixeira

– Lote 2
1º Lugar: Isabela Ribas Vianna de Carvalho
2º Lugar: Luciana Penha de Carvalho
3º Lugar: Mário Sérgio Rocha Cintra

– Lote 3
1º Lugar: Paulo Pontes Correia Neves

Lançado em abril, o Concurso Acessibilidade para Todos teve apoio para implementação do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e da Caterpillar Foundation; apoio técnico da BHTRANS, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG); além do apoio institucional da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), blog Cadeira Voadora, Campanha Multa Moral, Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência de Belo Horizonte (CDPD-BH), Conselho Municipal de Direitos da Pessoa vom Deficiência (CMDPD-BH), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONPED-MG), Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), Movimento Unificado de Deficientes Visuais (MUDEVI), Rede Mineira de Tecnologia Assistiva da Secretaria de Ensino de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES) e Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania de Belo Horizonte.

Fonte: WRI BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Pular para o conteúdo