Home » Arquitetura, CAU/BR, CAU/MG, Entidades, Eventos, Notícias, Sustentabilidade, UIA, Urbanismo » Saiba como foi o Evento Preparatório do CAU/MG para o UIA2020

Saiba como foi o Evento Preparatório do CAU/MG para o UIA2020

Foram dois dias de discussão sobre a profissão do arquiteto, novas formas de habitação e a necessidade de debates mais sociais e democráticos.

O Brasil receberá, pela primeira vez, em julho do ano que vem, o maior encontro da arquitetura, o Congresso Mundial dos Arquitetos – UIA2020 RIO, realizado pela União Internacional dos Arquitetos – UIA. Com o tema “Todos os Mundos, um só mundo”, a 27ª edição do evento acontecerá na cidade do Rio de Janeiro. A fim de preparar estudantes e profissionais para a cerimônia, Entidades e Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAU) pelo país estão realizando eventos preparatórios.

UIA2020

Mesa de abertura com Pedro da Luz (Comitê Executivo UIA2020), Roberto Simon (vice-presidente UIA Américas), Danilo Batista (Presidente CAU/MG) e Mario Lúcio Pereira (Chefe DPTO. Arquitetura e Urbanismo PUC Minas).

Nos dias 19 e 20 de agosto, o CAU/MG realizou na PUC Minas, Campus Coração Eucarístico, o evento “Mudanças e Emergências – O arquiteto e urbanista do futuro e seus desafios perante à questão territorial, o patrimônio e o ambiente” em Minas Gerais. A programação contou com cerimônia de abertura, palestras, workshops temáticos e a elaboração do Relatório Final que será encaminhado à Comissão Executiva do UIA2020.

 

Baixe o relatório do Evento Preparatório do CAU/MG na íntegra.
DOWNLOAD

 

Abertura com democracia e sustentabilidade

No primeiro dia (19), a mesa da Cerimônia de Abertura foi composta pelo Arq. Urb. Danilo Batista, presidente do CAU/MG, Robert Simon, vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas, Pedro da Luz Moreira, Vice-presidente do Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020 RIO e Mario Lúcio Pereira, chefe do departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas e coordenador do curso de Arquitetura da Unidade Educacional Praça da liberdade.

UIA2020

Palestra de abertura do evento, com Fernando Túlio (Presidente IAB-SP).

A palestra de abertura foi proferida pelo Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, o arq. urb. Fernando Túlio Salva Rocha Franco. Ele introduziu o tema principal do evento, tratando sobre “Mudanças e Emergências – Impactos e Reflexos no Meio Urbano e no Ambiente Natural”. Fernando debateu, principalmente, a importância da distribuição de renda e do conceito de democracia, pensando em uma lógica global de compartilhamento e sustentabilidade.

A mesa redonda e o debate consistiram no ato de repensar as cidades de forma a trabalhar coletivamente com o meio ambiente e com o bem-estar de toda a população. Confira no vídeo abaixo a gravação do primeiro dia.

 

 O segundo dia de evento preparatório foi separado em três momentos:

  1. Primeiro foram as palestras temáticas, proferidas por profissionais conceituados;
  2. Em seguida, palestrantes, conselheiros do CAU e participantes agruparam-se quatro workshops segmentados por temas;
  3. Por fim, foram consolidados os dados de cada grupo de discussão para elaboração do Relatório Final do Evento, com importantes apontamentos para o UIA2020.

 

Apresentação de Eixos Temáticos

No dia 20 de agosto, na parte da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os temas específicos de cada eixo que seriam trabalhados nos workshops. Por meio de apresentações realizadas por cinco profissionais com ampla experiência em cada um dos campos a serem trabalhados, esse momento serviu como uma uma preparação para os presentes.

A primeira palestra abordou o eixo “Arquitetura de Edifícios”, ministrada pelo arq. urb. Mateus Van Stralen. Sua fala focou nos impactos e na importância da tecnologia para o exercício da arquitetura. Também colocou em pauta tópicos como o Design Computacional, fabricação de materiais digitais para a construção, além de falar do interessante uso da impressão 3D na construção civil, no qual foi apresentado um caso recente dessa ferramenta.

O eixo “Regulação Profissional” veio em seguida, apresentado pelo arq. urb. Bruno Santa Cecília, que falou sobre os novos desafios dos profissionais no atual cenário da construção e estruturação das novas cidades criativas e sustentáveis. Para ilustrar a mudança nas arquiteturas das cidades e instigar uma revisão na forma de pensar o formato das cidades como estão, Bruno utilizou o mapa de Belo Horizonte, demonstrando os espaços vazios e a necessidade de serem recolocados, ocupados.

O terceiro eixo, sobre “Assistência Técnica”, foi apresentado pelo arq. urb. Tiago Castelo Branco. Com uma diferente perspectiva a respeito das habitações sociais, Tiago propôs trabalhar com a consciência da importância de determinados espaços para as pessoas de baixa renda, passando a entender a moradia pela perspectiva do outro, dando voz a comunidade. Também ressaltou que devemos entender assistência técnica e assessoria técnica como ações distintas, mas correlatas.

Por fim, a apresentação do quarto eixo, “Meio Ambiente”, ficou a cargo das conselheiras do CAU/MG, as arq. urb. Cecília Geraldo e lracema Bhering, da Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA. O foco da apresentação foi a implantação e criação de uma cidade que seja sustentável e para pessoas, e que todos respeitem o meio ambiente.

 

Confira a gravação de todas as palestras no vídeo abaixo.

 

Workshops e Relatório Final

Durante a tarde, conselheiros do CAU, palestrantes e demais participantes foram divididos em grupos, para tratar de cada um dos eixos temáticos, partindo das importantes propostas e reflexões pautadas nas palestras da manhã. Reuniram-se em salas separadas para debater questionamentos chaves a respeito dos temas relacionados, em um workshop de ideias e discussões que levou profissionais e estudantes a repensar a profissão e o papel do arquiteto e urbanista na sociedade contemporânea.

A partir dessas rodas de debates em cima de cada tema, foram geradas propostas que foram apresentadas e discutidas por todos ao final. Todo esse processo resultou em um compilado de ideias que vão ser organizados no Relatório Final do Evento Preparatório UIA2020 de Minas Gerais, para então ser encaminhado ao Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o maior encontro da arquitetura e urbanismo. 

 

 

Galerias

 

Inscrições abertas para o UIA2020

O maior evento de Arquitetura do mundo acontecerá no Rio de Janeiro, dos dias 19 a 23 de julho de 2020. Daqui a menos de um ano, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2020RIO vai trazer profissionais de todos os continentes para debater os rumos da profissão, renovação urbana, novas tecnologias e materiais, práticas de projeto. “Todos os Mundos, Um Só Mundo, Arquitetura 21” é o tema que estrutura a programação do evento, que já está com as inscrições abertas.

 

CLIQUE AQUI E FIQUE POR DENTRO DA UIA2020RIO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *