CAU/BR

Comissão do Senado aprova Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista

Projeto que oficializa comemoração no dia 15 de dezembro segue para votação em plenário.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou no dia 01/11 o projeto de lei que estabelece a data de 15 de dezembro como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista (PLC 213/2015). A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) defendeu, no relatório apresentado à comissão, que “a instituição de data anual para comemorar o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista tem duplo valor: o de homenagear um grupo profissional que equilibra a sensibilidade da arte com a ciência e técnica, bem como o de resgatar o poder de planejamento das cidades brasileiras e do próprio Estado”.

Comissão do Senado aprova Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista
Senadora Fátima Bezerra (PT-RN), relatora do projeto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado).

O dia 15 de dezembro foi escolhido por ser a data de nascimento do mais reconhecido arquiteto e urbanista brasileiro, Oscar Niemeyer. A celebração foi instituída normativamente por meio da Resolução CAU/BR nº. 08/2011 (clique aqui para acessar). Caso seja aprovada a lei, a comemoração em homenagem aos 142 mil arquitetos e urbanistas brasileiros passa a integrar oficialmente o calendário cívico nacional.

A proposta foi apresentada originalmente pelo deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que é arquiteto e urbanista, e já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados (saiba mais aqui). Na audiência pública que debateu o estabelecimento legal da data comemorativa, o parlamentar destacou a importância dos colegas de profissão “para o desenvolvimento sustentável nacional, visto que a questão urbana e seus aspectos, como mobilidade, Planos Diretores e obras públicas, são atividades próprias de arquitetos e urbanistas” (leia aqui a íntegra do discurso). O projeto segue agora para votação no plenário do Senado e, caso aprovado, vai a sanção presidencial.

Clique abaixa para acessar a íntegra do Projeto de Lei da Câmara nº. 213/2015.

Clique aqui para acompanhar a tramitação do projeto no Senado.

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo