Home » Arquitetura, Eventos, Notícias, ONU - ODS, Sustentabilidade, Urbanismo » Cidades Resilientes: um debate sobre o desenvolvimento sustentável das cidades

Cidades Resilientes: um debate sobre o desenvolvimento sustentável das cidades

CAU/MG promove “mesa redonda” para troca de ideias sobre sustentabilidade e planejamento urbano.

No dia 30 de maio, Belo Horizonte receberá o evento “Cidades Resilientes: Arquitetura, Urbanismo e Sustentabilidade”, que tem como objetivo promover uma discussão mais ampla sobre questões contemporâneas inerentes à sustentabilidade urbana e à forma resiliente com que as cidades podem ser planejadas. O encontro é gratuito e acontecerá às 15h na Biblioteca Pública de Minas Gerais, sendo aberto ao público em geral.

A Nova Agenda Urbana – NAU, considerada uma extensão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, visa preparar o caminho para tornar as cidades e assentamentos urbanos mais inclusivos, garantindo o benefício da urbanização para todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis.

Ao reconhecer que 70% da população mundial viverá em centros urbanos até 2050, pensar nas suas dinâmicas é um passo fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

Assim, a Nova Agenda Urbana – NAU e a Agenda 2030/ODS nos levam a repensar a forma como construímos, gerenciamos e vivemos nas cidades. O CAU/MG, em consonância com a NAU decidiu incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em seu Planejamento Estratégico, desde 2018, haja vista o seu caráter internacional e sua aprovação por 193 países.

Esperamos que o evento sirva de base para o amadurecimento de ideias e pensamentos sobre novas soluções para qualificar o meio urbano, tratando desafios desde a escala global à dinâmica local da vida urbana, do cotidiano ao futuro das cidades, participando das ações de melhoria da qualidade de vida de quem mora e constrói a cidade. Caminhando para um desenvolvimento sustentável das cidades e das pessoas.

O evento será aberto à população em geral, especialmente aos profissionais da arquitetura e urbanismo, pesquisadores, acadêmicos, agentes sociais, empresários, moradores e usuários da cidade.

 

Conheça os palestrantes

KATIANE VIEIRA
Especialista em desenvolvimento humano

Katiane Vieira é empresária, escritora, palestrante, especialista em atitude e comportamento, presidente do Instituto Nação de Valor e Coordenadora Geral do Movimento Nacional ODS em SC, tendo mais de vinte anos de trajetória dedicada a gestão de negócios. Sua carreira apresenta atuação em grandes empresas nacionais e multinacionais, de seguimentos diversos como construção civil, varejo, serviços e telecomunicações. É bacharel em Marketing com ênfase em Vendas pela Universidade do Sul de SC (UNISUL), fez pós-graduação em Gestão de Negócios e Pessoas e MBA em administração de empresas com ênfase em gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) é certificada em Coaching e Leader as Coach pelo Istitute of Coaching McLean Hospital uma afiliada da Harvard Medical School. 

 

desenvolvimento sustentávelARQ. URB. LAURA MACEDO
Pesquisadora pós-doutoranda na FGV-EAESP

Laura Valente de Macedo é pesquisadora pós-doutoranda na FGV-EAESP (out 2018), é PhD em ciência ambiental pelo PROCAM/IEE-USP (2017). Tem mestrados em ciência ambiental pela USP e pela Universidade de Oxford (como bolsista Chevening), sendo arquiteta urbanista pela Universidade Mackenzie (SP). Atua na área de sustentabilidade, políticas públicas e gestão ambiental urbana desde 1990, com foco em mudanças climáticas a partir de 2000. Desde 2012, tem prestado consultoria em políticas e gestão para sustentabilidade colaborando em equipes para diversos projetos, junto a instituições como o WRI, Banco Mundial e CEBDS. Foi também diretora de Consumo e Produção Sustentáveis no MMA (04/2011-01/2012), diretora para América Latina do ICLEI (09/2002-03/2011), coordenadora do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) entre 2000 e 2002 e assessora sênior parlamentar e na SMA-SP (Secretaria de Meio Ambiente e Estrutura de São Paulo) entre 1992-2002.

 

desenvolvimento sustentávelPAULO PANDOLFI
Sócio fundador da Colab

Paulo Pandolfi é publicitário, estudou Marketing Strategies pela City Univesity London e MBA em Marketing pela FGV. Trabalhou na 24/7 Media Group UK empresa Global de Marketing Digital e foi finalista do Prêmio de Empreendedor do Ano Ernest Young. Atualmente mais conhecido como fundador da Colab, um startup que conecta Cidadãos aos Governos, premiada como melhor aplicativo urbano do mundo e considerado o empreendimento de maior potencial global e impacto social do mundo pelo BID em 2015. O negócio está entre os top 5 apps de governo e participação do mundo pela ONU.

 

Serviço

“CIDADES RESILIENTES – Arquitetura, urbanismo e sustentabilidade”

Quando: 30 de maio, 15h às 18h
Onde:
Biblioteca Pública de Minas Gerais [MAPA] – Praça da Liberdade, 21, Funcionários – Belo Horizonte/MG

 

PROGRAMAÇÃO:

  • 15h – Abertura:
    Arq. Urb. Luciano Guimarães – Presidente do CAU/BR
    Arq. Urb. Danilo Batista – Presidente do CAU/MG
  • 15h20 – “DESENVOLVIMENTO HUMANO E OS ODS”
     KATIANE VIEIRA – Especialista em desenvolvimento humano
  • 16h – “NOVA AGENDA URBANA E A AGENDA 2030”
    ARQ. URB. LAURA VALENTE – Consultora Associada da Pangea Capital
  • 16h40 – “NOVAS SOLUÇÕES PARA QUALIFICAR O MEIO URBANO”
    PAULO PANDOLFI – Sócio fundador da Colab
  • 17h20 – NETWORKING
  • 18h – ENCERRAMENTO
Tags: , , ,

2 respostas para “Cidades Resilientes: um debate sobre o desenvolvimento sustentável das cidades”

  1. Marcus Rocha disse:

    Excelente evento. Parabéns aos organizadores e palestrantes. Valeu a pena sair de Mariana para conhecer um pouco do pensamento e trabalho dos colegas. Resiliência aqui, é palavra de ordem.

    • CAU/MG disse:

      Caro Marcus.
      Agradecemos as palavras e reconhecimento, e principalmente a participação de quem está fora de BH. Vamos juntos trabalhar por cidades cada vez mais resilientes e sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *