Arquitetura

Em visita a Ouro Preto, CAU/MG busca qualificar a arquitetura e urbanismo

Presidente Edwiges Leal, e equipe, reuniram-se com o prefeito Angelo Oswaldo e sua equipe, e com gestores do IFMG

A histórica cidade mineira de Ouro Preto, atualmente considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, recebeu no mês de outubro a comitiva do CAU/MG, com a presidente do Conselho, Edwiges Leal, acompanhada pelo Conselheiro Estadual, Sérgio Ayres, Coordenador da Comissão de Patrimônio Cultural – CPC-CAU/MG, Ariel Lazzarin, Gerente Geral, e Rita Gomes, Gerente de Planejamento e Gestão Estratégica. A ida dos representantes da autarquia deu-se em virtude de reuniões com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto e com o Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG, pela necessidade de estar próximo às instituições do estado mineiro e acompanhar as questões relacionadas tanto ao exercício e valorização da arquitetura e urbanismo, quanto à qualidade de vida da sociedade no geral.

 

Reunião com a gestão do IFMG

Na primeira visita do dia, ao Instituto Federal de Minas Gerais, o CAU/MG participou da reunião solicitada pelos próprios gestores, com o objetivo de apresentar o curso de Pós-Graduação lato-sensu “Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural” e o curso de Graduação “Tecnologia em Conservação e Restauro”. Os cursos possuem correlação às atividades de Arquitetura e Urbanismo, incluindo disciplinas como Desenho Arquitetônico, História da Arquitetura e das Cidades, Regulação Urbana, além de disciplinas práticas voltadas à conservação e restauro de bens imóveis. Presentes na reunião estavam Reginato Fernandes (Diretor Geral do IFMG Campus Ouro Preto), Maria Cristina Simão (Arquiteta e Urbanista, Coordenadora do curso de Pós-Graduação “Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural”), Paola de Macedo (Arquiteta e Urbanista, Coordenadora do curso de Graduação “Tecnologia em Conservação e Restauro”), Rodrigo Meniconi (professor, Arquiteto e Urbanista), Alex Bohrer (professor, Historiador), Natiele de Oliveira (professora, Historiadora)

ouro preto arquitetura

A intenção da instituição é desenvolver práticas profissionais diretamente ligadas à Cidade de Ouro Preto e ao estado de Minas Gerais, estado que detém grande parte do patrimônio cultural brasileiro e assim, contribuir com esse campo profissional da arquitetura e urbanismo no Brasil por meio da capacitação de profissionais.

Mais uma vez, a Presidente do CAU/MG, Edwiges Leal, apresentou a gestão da autarquia, sua estrutura, função e ações desenvolvidas. Inclusive, destacando a importância de se discutir o ensino e formação dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo e áreas correlatas de forma atenta às demandas atuais para um atendimento cada vez mais qualificado da sociedade.

As visitas reforçam o compromisso do CAU/MG de estar cada vez mais próximo da sociedade mineira, contribuindo com o desenvolvimento profissional e com a construção de cidades cada vez mais saudáveis e atentas à sua história e patrimônio.

 

Encontro com o prefeito

No período da tarde, os representantes do CAU/MG reuniram-se com Angelo Oswaldo, Prefeito de Ouro Preto, acompanhado da equipe do executivo municipal,  a vice-prefeita Regina Braga,  Sandra Fosque, Superintendente de Habitação, e Diogo Ribeiro, Procurador Geral do Município. Os principais pontos de pauta foram discutir as questões relacionadas à arquitetura marcante e significativa da cidade, os programas habitacionais e a qualidade de vida dos ouro-pretanos, bem como tratar de um acordo técnico entre os órgãos.

ouro preto arquitetura

Reconhecendo a importância da proximidade entre o Conselho e os municípios, a Presidente Edwiges Leal apresentou a gestão e propôs a continuidade das tratativas para a efetivação de um Termo de Cooperação Técnica a ser firmado entre a Prefeitura de Ouro Preto e o CAU/MG. Essa ação conjunta poderá qualificar e fiscalizar o exercício da arquitetura e urbanismo no município e região e, consequentemente, promover a qualidade de vida das pessoas de forma atenta aos valores da cidade para o Brasil e para o mundo enquanto patrimônio.

O prefeito Angelo Oswaldo afirmou, em nota da prefeitura, a importância do Conselho para a valorização de todas as questões relacionadas à arquitetura, especialmente em uma cidade patrimônio como Ouro Preto. “A arquitetura é de grande importância para a construção de uma cidade, na qualidade de vida dos seus moradores, nos programas habitacionais. O assessoramento do CAU é fundamental para a Prefeitura de Ouro Preto, mas especialmente para todos os ouro-pretanos”.

Discutiu-se, também, a importância da arquitetura e urbanismo para toda a sociedade, onde Ângelo Oswaldo, com sua vasta experiência e conhecimento, citou marcos históricos e culturais da sociedade brasileira que se relacionam diretamente ligados à produção urbana e arquitetônica. Em consenso, foram reconhecidas questões essenciais relacionadas à habitação social e ao meio ambiente do município. 

 

Uma resposta

  1. Grande notícia! Não apenas o envolvimento com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, mas a aproximação com os cursos do IFMG!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo