Arquitetura

CAU/MG realiza em Uberlândia 2º Fórum Técnico de arquitetura e urbanismo

Evento é aberto a todos e propõe propostas de melhorias para a cidade, através de debates e dinâmica com o público

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, por meio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental Sustentável – CEPUAS-CAU/MG, com o apoio institucional da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, realizará nos dias 24 e 25 de agosto de 2017, em Uberlândia, o II Fórum Técnico com Virada Criativa. O evento pretende abordar a política urbana e ambiental, discutindo propostas para a melhoria da qualidade de vida na cidade. Através de palestras com grandes nomes da área, como a professora, arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, responsável pela formulação da proposta de criação do Ministério das Cidades. O evento também contará com a Virada Criativa, uma dinâmica participativa, que envolve a população local e os estudantes, cujo objetivo é desenvolver um repertório de ideias e propostas populares para a melhoria da cidade.

Uberlândia
1ª edição contou com mais de 200 participantes em Montes Claros.

Erminia Maricato

A primeira cidade a sediar o Fórum Técnico com Virada Criativa foi Montes Claros, que será seguida por Uberlândia, Belo Horizonte e Juiz de Fora. As atividades serão divididas em dois dias e ocorrerão na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. No primeiro dia, 24 de agosto, quinta-feira, às 19h, após a abertura institucional, ocorrerão duas palestras técnicas: Arquitetura, Urbanismo e participação e O papel do arquiteto na sociedade brasileira, ministradas, respectivamente, pelas arquitetas e urbanistas, Claudia Pires e Ermínia Maricato (USP). Na sequência, os membros da CEPUAS/MG mediarão um debate aberto a todos os presentes.

Palestrantes do primeiro dia de evento: Claudia Pires e Ermínia Maricato

Segundo dia, com Virada Criativa

No segundo dia, 25 de agosto, sexta-feira, às 08h, o II Fórum Técnico inicia-se com uma dinâmica denominada Virada Criativa. Uma atividade participativa direcionada para a população local e para os estudantes universitários de todas as formações.

A dinâmica será conduzida pelo arquiteto e urbanista Guilherme Takeda, responsável pela realização de ações similares em outros estados, com resultados muito positivos para a cidade. A atividade tem por objetivo sensibilizar e motivar a comunidade sobre a importância da participação no processo de planejamento e gestão da cidade e estimular o envolvimento da população nas políticas públicas relacionadas à arquitetura e ao urbanismo. Destaca-se também a contribuição para a formação dos estudantes de arquitetura e urbanismo que exercitarão seu olhar sobre a cidade, objeto de trabalho de sua atividade profissional em construção.

Uberlândia
Guilherme Takeda comanda a Virada Criativa

A Virada Criativa é uma oficina colaborativa de ideias com o objetivo de propor melhorias para a cidade.  A cidadania só é possível com a participação da população em todos os assuntos relacionados à vida urbana. Esta oficina já foi realizada em diversas cidades do país: São Paulo, Belo Horizonte, região metropolitana do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Pirai, Porto Real no Estado do Rio de Janeiro e Gravatai e Viamão no Rio Grande do Sul.

População participando das soluções

Em Uberlândia, na parte da manhã, a população local participará ativamente da Virada Criativa, quando será produzido um rico repertório popular de soluções para os problemas observados por quem vive o dia a dia da cidade. E a tarde, os estudantes, profissionais e colaboradores farão uma apresentação gráfica sobre algumas ideias apresentadas pela população local. Ao final do dia haverá a entrega solene do material produzido para a cidade de Uberlândia ao Prefeito Municipal e demais autoridades.

Informações

Confira abaixo as informações de programação e localização, para organizar-se, assim como o link para realizar sua inscrição gratuita para o evento. Participe dessa iniciativa e contribua com o desenvolvimento de propostas.

PROGRAMAÇÃO   •   INSCRIÇÃO   •   LOCAL DO EVENTO

Bate-papo com a presidente do CAU/MG

No segundo dia do Fórum Técnico, participantes do evento terão a oportunidade de sentar com a presidente do CAU/MG, a arq. urb. Vera Carneiro, para um bate-papo e tira dúvidas sobre diversos temas. Como as atribuições dos arquitetos e urbanistas, criação e função do CAU, resolução Nº51 do CAU/BR e mais.

O bate-papo é aberto a todos, profissionais, estudantes e sociedade. Para participar, não é necessário realizar inscrição.

  • Dia: 25 de agosto, sexta-feira
  • Horário: às 18h
  • Local: Auditório da UFU – Bloco 50-A

Clique no banner abaixo e saiba como foi a primeira edição do Fórum Técnico, que aconteceu em maio de 2017, no município mineiro de Montes Claros.

0 resposta

    1. Caro Rogério,
      Por conta da lotação máxima do auditório tivemos que encerrar as inscrições. No entanto você pode ir no dia e conferir com a equipe no local se houveram desistências, ou não comparecimento, e participar assim mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo