Confea/Crea

CAU/MG realiza ações para garantir atribuições de Arquitetos e Urbanistas

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG trabalha para elucidar a sociedade em geral sobre o valor da arquitetura e urbanismo, e repudia tentativas de induzir a sociedade ao erro, principalmente no que diz respeito às atribuições do profissional. Como a campanha que está sendo promovida através da distribuição de adesivos com os dizeres: “Projeto Arquitetônico. Contrate um Engenheiro Civil. Exija a A.R.T. responsabilidade e segurança.”.

Esta campanha foi apresentada e discutida na Comissão Temática de Harmonização Interconselhos que trata de assuntos de interesse comum entre CAU/BR e o Confea, que conta com a presença da Presidente do CAU/MG, Vera Carneiro de Araújo. Desde seu início tentando resolver este conflito em um âmbito superior e num mais alto nível. E ainda pedimos aos profissionais que sempre nos enviem sugestões e questionamentos sobre o tema para que possamos levar nessa Comissão.

Dentre as providências tomadas, ressalta-se que o CAU/MG protocolou na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-MG em 10 de junho de 2016, cuja logo está presente na peça, ofício dirigido ao seu presidente, solicitando providências urgentes no sentido de cessar a distribuição dos adesivos em questão, e a veiculação de informações que afrontam as atribuições dos arquitetos e urbanistas, tendo encaminhado também tal documento ao CONFEA.

Ainda, por meio de sua Gerência Jurídica, protocolou petição perante a Justiça Federal, relatando a distribuição do material, que enseja o grave descumprimento da decisão judicial que determinou a vigência da Resolução nº 51/2013 no âmbito do Estado de Minas Gerais, de modo que a entidade responsável se abstenha de sua prática, aguardando, no entanto, decisão do juízo competente. Nesta segunda (20/06) o assunto será pautado na Plenária do CAU/MG.

A reação do CAU/MG com a peça gráfica “Projeto Arquitetônico. O nome diz tudo. Conte com o Arquiteto e Urbanista.” tem o objetivo de garantir essa competência dos Arquitetos e Urbanistas e começar a apresentar a Campanha de Valorização Profissional que terá início nos próximos meses.

atribuições de Arquitetos
O CAU/MG vem desenvolvendo ações nas diversas cidades do estado, junto às prefeituras (neste mês esteve presente em Ouro Preto, Mariana, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Governador Valadares e Teófilo Otoni e na próxima semana estará em Itaúna e Itabirito), no sentido de conscientizá-las e alerta-las sobre a legislação que trata das atribuições profissionais do arquiteto e urbanista. Além de aproximar o Conselho aos estudantes e profissionais mineiros através do Projeto Rotas e CAU nas Escolas, com palestras e debates que tem por objetivo orientar sobre o papel do CAU/MG, das atribuições dos arquitetos e urbanistas e esclarecer dúvidas.

vera-rotas

Alguns frutos já foram colhidos, sendo que em alguns municípios já se exige que projetos arquitetônicos, de parcelamento do solo, de preservação e intervenção de patrimônio histórico e cultural sejam de autoria e responsabilidade de arquiteto e urbanista. E Contamos com o apoio dos profissionais para auxiliar neste esclarecimento a sociedade.

Matéria relacionada: CAU/MG tem nova vitória na Justiça

 

0 resposta

    1. Caro Marcelo.
      Foi formada uma Comissão de Harmonização Interconselhos para debater situações de interesse comum e conflitos entre CAU e Confea.
      E já deram início à fase das questões de atribuições profissionais. Clique no link para saber mais: http://www.caubr.gov.br/?p=56802

  1. Obrigado pela resposta, é um alívio saber que está caminhando, mesmo a passo lentos, mas é preciso muito mesmo que isso saia do papel para acabar com os absurdo que ocorrem em impedir profissionais com CAU participarem de licitações… isso está acontecendo em todo Brasil, está virando procedimento normal impedir o CAU… O CREA faz o que quer e os órgão públicos seguem suas ordens… não dá pra entender isso.
    É claro como a água, Arquitetônico, só o nome já seria suficiente, não tem porque isso não ser entendido…
    Tem espaço no mercado para todos, essa monopolização de projetos pelos engenheiros tem que ser repudiada.
    Muito obrigado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo