Home » CAU/MG, Entidades, Eventos, Notícias, ONU - ODS, Urbanismo » Evento do CAU/MG integra agenda do Circuito Urbano 2019 da ONU

Evento do CAU/MG integra agenda do Circuito Urbano 2019 da ONU

O Conselho promove um dos 160 eventos do Circuito Urbano 2019 da ONU-Habitat que acontecem por todo o país durante o mês de outubro

Circuito Urbano

Estamos no Outubro Urbano, uma convocatória realizada todos os anos pela Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos – ONU-Habitat no Brasil, que seleciona eventos organizados por diversos atores a fim de refletir sobre questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor. São cerca de 160 eventos selecionados, em 23 estados, que integram a 2ª edição do Circuito Urbano 2019, com o tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas”. E o CAU/MG promove um desses eventos no fim do mês.

Para compor a rede nacional de eventos, no dia 31 de outubro, #DiaMundialdasCidades, o Conselho realizará o “Seminário Cidades Inteligentes, Garantias Sociais, Limites e possibilidades”. Com uma programação que pretende discutir como transformar o modelo de cidades, tornando-as menos desiguais e mais inclusivas para seus habitantes, aprimorando a urbanização das cidades brasileiras.

O evento é gratuito e aberto para o público em geral, sendo realizado no Auditório Paulo Camillo do BDMG Cultural, em Belo Horizonte. Serão colocados em pauta os desafios e as conquistas frente ao crescimento urbano e as dinâmicas sociais que compõem as cidades, buscando soluções para a melhoria do viver nas cidades.

A abertura do evento contará com a palestra magna do Oficial Sênior Internacional da ONU-Habitat, Alaim Grimard, na parte da manhã, seguido por dois painéis de discussão na parte da tarde. O primeiro discutirá “O que são cidades inteligentes? Quais os limites e estratégias para cidades inclusivas?”, e o segundo abordará o tema “Planejamento urbano inovador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Quais as possibilidades?”.

 

Sobre o Outubro Urbano

Todo o mês de outubro, a ONU-HABITAT promove o Dia Mundial do Habitat, celebrado sempre na primeira segunda-feira do mês e encerrando com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). Com o objetivo de ampliar a discussão sobre urbanização, foi instituído o “Outubro urbano”. O tema foi criado em 2016, na Conferência Habitat III, em Quito, no Equador, e tem como objetivo instituir um mês para debates sobre quais são as melhores formas de implementar os objetivos da Nova Agenda Urbana (NAU).

Por isso, em 2018, instaurou-se o Circuito Urbano 2019 que consiste em convocar eventos por todo o território brasileiro, promovendo discussões relacionadas a urbanização das cidades brasileiras. A principal finalidade é reforçar debates especificamente voltados para os ODS e em especial o número 11, que prevê tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

 

SERVIÇO

Seminário Cidades Inteligentes e Garantias Sociais – Limites e possibilidades

O Seminário ocorrerá no último dia do mês, em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. O evento contará com a presença de pesquisadores, acadêmicos, técnicos de diversas áreas de formação, agentes sociais, empresários, funcionários públicos, representantes do poder legislativo, moradores e usuários das cidades.

Quando: 31 de outubro, quinta-feira. De 10h às 19h30.

Onde:  BDMG Cultural – Auditório Paulo Camillo [ MAPA ]
Rua da Bahia, 1600 – Lourdes, Belo Horizonte/MG

Inscrições: Clique aqui e faça a sua gratuitamente

 

Programação:

  • MANHÃ

09h00: Café e credenciamento

10h00: Mesa de abertura com Danilo Batista, Presidente do CAU/MG, Gabriela Moulin, Presidente BDMG Cultural, Alain Grimard, Oficinal Sênior ONU-Habitat, Rodrigo Perpétuo, Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul

10h30: Palestra Magna com Alain Grimard (Oficial Sênior Internacional do ONU-Habitat)

11h30: Debate direcionado

12h00: Intervalo para almoço

 

  • TARDE

14h00: PAINEL I – “O que são cidades inteligentes? Quais os limites e estratégias para cidades inclusivas?”

PALESTRANTES:
– Roberto Monte-Mór (Professor do CEDEPLAR – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG) 
– Raquel de Mattos (Demógrafa da Fundação João Pinheiro) 
– João Freitas (Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do CEFET/RJ)
– Rodrigo Nunes (Gerente de Indicadores da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da PBH) 
– Karla Albuquerque (Superintendente do Geoprocessamento Corporativo da Prodabel) 
MEDIADOR: Felipe Bitencourt (Diretor Way Carbon)

16h00: PAINEL II – “Planejamento urbano inovador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Quais as possibilidades?”

PALESTRANTES:
– Carlos M Teixeira (Sócio Diretor da Vazio Arquiteura)
– Henrique Evers (Gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil)
– Rodrigo Perpétuo (Secretário-Executivo ICLEI América do Sul)
– Leandro Moreira Garcia (Diretor-Presidente Prodabel) 
MEDIADOR: Hugo Salomão França (Diretor de Relações Internacionais PBH) 

18h00: Considerações e debate

19h00: Encerramento

 

Uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, junto ao Colegiado de Entidades Estaduais dos Arquitetos e Urbanistas – CEAU: Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA-MG; Instituto dos Arquitetos do Brasil – Dpto. Minas Gerais – IAB-MG; Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Minas Gerais – Sinarq-MG. E apoios institucionais de ONU-Habitat, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, WRI Brasil, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e Way Carbon.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.