CAU/BR

Nova Gestão: CAU/BR e CAU/UF alinham objetivos para o mandato 2021-2023

Prorização do SICCAU e harmonização profissional foram alguns temas debatidos entre Conselho Diretor do CAU/BR e Fórum de Presidentes na primeira reunião do triênio 2021-2023

 

CAUBR CAUUF 2021 2023
Reunião virtual entre CAU/BR e o Fórum de Presidentes dos CAU/UFs da gestão 2021-2023.

 

Presidentes e conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF promoveram a primeira reunião conjunta dos novos mandatos, que começam em 2021 e seguem até 2023. Encontro alinhou as pautas da nova presidente do CAU/BR, Nadia Somekh, com o Fórum de Presidentes dos CAU/UF, colegiado que reúne os 27 gestores dos conselhos estaduais. “Quero fazer um trabalho conjunto, eu preciso de vocês. Resoluções do CAU/BR têm que estar conectada com os executores, que são os conselhos estaduais e do Distrito Federal”, afirmou Nadia.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo possui uma estrutura federativa. O CAU/BR é a instância normativa e recursal. Ou seja, aprova as normas que regulam a profissão. Os CAU/UF são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de fiscalização e atendimento direto aos arquitetos. Nadia convidou os representantes do Fórum de Presidentes dos CAU/UF para participarem da reunião de planejamento estratégico do CAU/BR. Na próxima terça-feira, o Conselho Diretor do CAU/BR (formado pelos coordenadores das nove comissões temáticas) e os representantes dos CAU/UF vão definir as metas e indicadores estratégicos de ação.

“Eu trabalho com metas claras e gestão. Quero saber, ainda nestes primeiros 100 dias, nossas ações nos próximos três anos”, disse a presidente do CAU/BR. Os presidentes dos CAU/UF saudaram a iniciativa e destacaram a importância dessa aproximação. “Nesses poucos dias já percebemos a diferença desse diálogo tão tão próximos que o CAU/BR vem promovendo”, disse o presidente do CAU/PE, Rafael Tenório de Albuquerque.

 

SICCAU E HARMONIZAÇÃO PROFISSIONAL

Essa integração pôde ser vista já no primeiro dia da nova gestão, quando os conselheiros do CAU/BR suspenderam o reajuste da Anuidade 2021 e RRT, atendendo a uma demanda conjunta dos CAU/UF. “Quero transformar o ritmo das decisões e conto com vocês para construirmos juntos”, disse Nadia. Ela destacou que, em suas propostas de campanha, foram incorporadas as demandas do Fórum de Presidentes dos CAU/UF apresentadas ao CAU/BR ainda em 2020.

Na reunião entre o CAU/BR e os CAU/UF, o SICCAU foi eleito como prioridade. O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann, destacou que é preciso uma ação emergencial para desafogar os canais de atendimento dos CAU/UF, que recebem muitos questionamentos relativos ao sistema. Nadia destacou que na véspera o CAU/BR emitiu um comunicado destacando a segurança do SICCAU como primeira prioridade da gestão, e anunciando uma nova auditoria a ser realizada no sistema responsável pela emissão de RRT, Certidões, Carteiras Profissionais e demais documentos necessários ao exercício da Arquitetura e Urbanismo.

Questões relativas às atribuições privativas de arquitetos e urbanistas também foram ressaltadas no encontro. A presidente do CAU/BR quer trazer resultados mais rápidas junto à Comissão de Harmonização Profissional do CAU/BR, responsável por negociar com o Congresso Nacional e outros Conselhos de Fiscalização Profissional a definição das atividades privativas e compartilhadas entre os atores da construção civil. Outras pautas alinhadas nesse primeiro momento foram: compartilhamento de experiências positivas dos CAU/UF; combate ao Ensino a Distância; e estreitar a relação com as entidades representativas de arquitetos e urbanistas.

“Quero encaminhar a regulamentação da participação do Fórum de Presidentes junto ao CAU/BR, a revisão do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e a construção de uma comissão de emergência para o SICCAU”, disse a presidente do CAU/BR. Para Nadia, a reunião foi um momento histórico de conciliação entre todos os 28 Conselhos de Arquitetura e Urbanismo que compõem o conjunto autárquico do CAU.

Fonte: CAU/BR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo