Arquitetura

CAU/BR e Câmara Federal dos Arquitetos Alemães firmam acordo de Cooperação

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil firma acordo com Câmara Federal dos Arquitetos Alemães para promoção da cultura arquitetônica

 

Câmara Federal dos Arquitetos Alemães
Conselheiro federal Gerardo Fonseca, da Comisão de Relações Institucionais (CRI-CAU/BR), e Andréa Gebhard, presidente da Câmara alemã, pela BAK.

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e a Câmara Federal dos Arquitetos Alemães (BAK) firmaram, dia 12 de março, em Belo Horizonte, memorando de entendimento visando combinar forças para alcançar objetivos políticos comuns e a promoção profissional da cultura arquitetônica em ambos os países. A matéria será submetida à aprovação do Plenário.

As instituições estão convencidas de que a cooperação mútua entre arquitetos brasileiros e alemães possibilitará o enfrentamento do desafio repreentado pela mudança climática e o desenvolvimento de soluções em conjunto.

O acordo foi assinado durante o Encontro Brasil-Alemanha 2023 promovido pelo BID e pela CNI. O conselheiro federal Gerardo Fonseca, coordenador-adjunto da Comisão de Relações Institucionais (CRI), assinou o documento pelo CAU Brasil, e Andréa Gebhard, presidente da Câmara alemã, pela BAK. Presentes Robert Habeck, Vice Chanceler Alemão e Ministro Federal para Assuntos Econômicos e de Ações Climáticas; Márcio Elias Rosa , Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento e Indústria; e a Embaixadora Maria Laura da Rocha, secretária geral do Ministério das Relações Exteriores. Pela CRI participou também a analista Bruna Bais.

 

A cooperação pretendida envolve:

  • Intercâmbio cultural de estudantes e mobilidade profissional;
  • Intercâmbio de informações, compartihamento de experiências, troca de pontos de vista;
  • Educação e formação contínuas;
  • Direito, contratos e sistema de taxas;
  • Concursos de arquitetura;
  • Cooperação em projetos.

 

Bruna Bais, analista da CRI; Andréa Gebhard, presidente da BAK e Gerardo Fonseca, coordenador-adjunto da CRI.

 

A Câmara Federal dos Arquitetos Alemães (BAK), com sede em Berlim, é a organização guarda-chuva das Câmaras de Arquitetos dos 16 Estados Alemães (Länder) – órgãos de direito público. A BAK representa nacional e internacionalmente os interesses de mais de 138.000 arquitetos (dados de 1º de janeiro de 2022). Dos profissionais alemães, a maioria de 84% trabalha como arquitetos de construção, 6% trabalha como arquitetos paisagistas, 5% estão registrados como designers de interiores e 5% como planejadores urbanos.

Os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF), são o braço operacional do Sistema CAU, possuindo registrados mais de 220 mil arquitetos e urbanistas e 37 mil empresas de Arquitetura e Urbanismo. No Brasil a expressão arquiteto e urbanista designa, nos terrmos da lei n° 12.378, de 31 de dezembro de 2010, o profissional arquiteto.

 

Encontro Brasil-Alemanha 2023.

Fonte: CAU/BR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo