CAU/MG

CAU/MG se reúne com arquitetos e urbanistas da Sepur em Juiz de Fora

Visita à equipe da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) da Prefeitura de Juiz de Fora foi uma das ações do Projeto Rotas no município

 

 

Nesta terça-feira, 17, representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) se reuniram com profissionais da área da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A presidente da autarquia, Edwiges Leal, acompanhada pela conselheira estadual, Rose Guedes (CATHIS), e o gerente Geral, Ariel Lazzarin, participaram do encontro que teve como objetivo aproximar o Conselho da administração pública municipal, fortalecer as entidades que atuam em prol dos profissionais do setor, conhecer a estrutura e os novos projetos da Sepur.

Abrindo os trabalhos, a secretária da Sepur, Fabíola Ramos, contou um pouco sobre a história e a composição da secretaria, que foi criada em 2021, na gestão da prefeita Margarida Salomão, a partir de uma reestruturação do planejamento urbano municipal. Assim, a Sepur tornou-se responsável pela elaboração de planos, programas nas áreas de habitação de interesse social, saneamento básico, uso e ocupação do solo, bem como projetos de intervenção e qualificação urbana, respondendo ainda pelo setor de dados e informações geoprocessadas para o desenvolvimento urbano.

A secretária destacou que um dos principais desafios da Sepur, no momento, é a regulamentação do Plano Diretor Participativo de Juiz de Fora (PDP/JF), através da elaboração dos Planos Regionais de Estruturação Urbana (PEUs). Os PEUs levantarão as características de cada região e farão um diagnóstico detalhado do território municipal, estabelecendo novos parâmetros de parcelamento, uso e ocupação do solo.

A Presidente da gestão 2021-2023 do CAU-MG, Edwiges Leal, destacou que, atualmente, o órgão conta com cerca de 17.300 arquitetos registrados ativos. “Neste contexto estadual, Juiz de Fora tem feito um bom trabalho, pois conta com uma prefeita progressista, que tem investido na melhoria da qualidade de vida. Uma equipe como a da Sepur é o sonho de toda prefeitura, pois inclui os arquitetos e arquitetas no planejamento urbano”.

Para a gerente do departamento de planejamento, uso e ocupação do solo da Sepur, Bárbara Lopes, a aproximação do CAU-MG com as prefeituras é fundamental para o fortalecimento da classe dos arquitetos e urbanistas, estimulando uma prática profissional comprometida com a qualidade urbana. “Nesta gestão, Juiz de Fora vive um momento de fortalecimento do planejamento urbano. Assim, esta iniciativa do conselho surge como uma ótima oportunidade para ampliar o debate sobre temas sensíveis ao bem-estar coletivo, além de criar novas parcerias para a efetivação da política urbana”, afirmou.

Também foi destacada a importância de entidades como o CAU no incentivo à troca de experiências entre municípios, visto que a formação de redes de apoio entre profissionais e administração pública são fundamentais para a construção de um espaço urbano mais acolhedor e de uma sociedade mais justa.

Durante sua passagem pela cidade, os representantes do conselho ainda visitaram a Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva (Emcasa), se reuniram com escritórios de arquitetura e estudantes universitários no Museu Ferroviário e propuseram para a prefeita Margarida um termo de cooperação de banco de dados e troca de experiências entre os órgãos.

Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/MG

Justiça suspende licitação do Iphan-MG em Diamantina após ação do CAU/MG

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

Pular para o conteúdo