Home » CAU/MG, Eventos, Notícias, Urbanismo » CAU/MG vai promover discussões sobre Gestão Metropolitana no Vale do Aço

CAU/MG vai promover discussões sobre Gestão Metropolitana no Vale do Aço

Conselho e Agência Metropolitana do Vale do Aço realizam evento aberto para discutir políticas urbanas eficientes

Gestão Metropolitana Integrada

Foto: Diário do Comércio

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG realizará no dia 19 de fevereiro, quarta-feira, na Regional do Vale do Aço, mais um evento do Projeto “O CAU e a Cidade”, aprovado pelo Plano de Ação do CAU/MG para o biênio 2019/2020. O evento será realizado em conjunto com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA, tendo em vista seu papel fundamental para a integração dos seus municípios com o CAU, em prol de um amplo debate sobre Planejamento Urbano e Gestão Metropolitana. Vamos aprofundar na pauta do planejamento e gestão eficientes das cidades. A ideia é fomentar o debate sobre a Gestão Metropolitana Compartilhada, a fim de contribuir para o desenvolvimento dos municípios de forma ampla e participativa. 

A parceria do CAU/MG com a ARMVA é de extrema importância, na medida em que os profissionais possam entender os processos de planejamento urbano e regional e de gestão metropolitana e identificar a importância do conhecimento do assunto e de sua inserção nessa temática. Os arquitetos e urbanistas são os profissionais mais qualificados para a coordenação de processos de planejamento de cidades, dada a sua formação. Essa capacidade de gerir diversas especialidades numa mesma intervenção é razão para sua atuação nesse sentido.

Convidamos profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins, além de gestores e autoridades de todos os municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço e seu colar metropolitano. O evento será aberto aos interessados na pauta e é importante a participação de todos, para que consigamos avançar na implantação de políticas urbanas eficientes.

 

Conheça as palestrantes

“Meio ambiente urbano, planejamento e gestão: desafios e possibilidades para o município e a metrópole”

Arq. Urb. LETÍCIA EPAMINONDAS
Doutoranda e mestre em Geografia – Planejamento Urbano pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Arquiteta da Prefeitura de Belo Horizonte (MG). Atua na área de licenciamento de empreendimento de impacto por Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV. Tem experiência em licenciamento ambiental; políticas de proteção climática e ecoeficiência; planejamento urbano e metropolitano; regulação urbana.

“Os desafios do Planejamento Urbanos em tempos de mudanças climáticas: As cidades resilientes”

Arq. Urb. FERNANDA BASQUES
Arquiteta e Urbanista (1998); MBA em Gestão de Pessoas – UFMG (2003); Diretora de Comunicações do GEMARQ/AsBEA-MG 2015/2017; Presidente AsBEA-MG 2018/2019 e 2020/2022; Responsável Técnica de Arquitetura do Manual de Contratação de projeto para o Desempenho de Edificações Habitacionais, além de grande atuação na elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos, possui larga experiência no gerenciamento de projetos, atuando como agente de coordenação das interfaces interdisciplinares, administrando prazos, recursos, custo e informações.

 

SERVIÇO

CIDADES INTEGRADAS
Planejamento Urbano e Gestão Metropolitana

Discussões sobre o Planejamento Urbano e Regional e a Gestão Metropolitana Compartilhada, em um evento compacto, no turno da noite, com uma palestra institucional, duas palestras técnicas, além da mesa de abertura e de um debate ao final. O credenciamento será feito no local, com lista de presença.

 

DATA: 19 de fevereiro de 2020 (quarta-feira)
HORÁRIO: 19h às 21h
LOCAL: UNILESTE – Teatro João Paulo II
ENDEREÇO: Morada do Vale B – Coronel Fabriciano/MG

INSCRIÇÕES GRATUITAS AQUI

Gestão Metropolitana Integrada

Evento acontece no Teatro João Paulo II, em Coronel Fabriciano.

 

Uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG e Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA. Com apoio institucional do Colegiado de Entidades dos Arquitetos e Urbanistas – CEAU-CAU/MG (AsBEA-MG, IAB-MG e Sinarq-MG) e UNILESTE – Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 4 =