Arquitetura

CAU/MG marca presença em Encontro de Prefeitos do Noroeste e Alto Paranaíba

Em primeira visita do Conselho à cidade de Paracatu, presidente Edwiges aproveitou a oportunidade para sensibilizar os gestores municipais sobre a importância de preservar o Patrimônio 

Encontro de Prefeitos

A Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, a arq. urb. Edwiges Leal, participou neste mês de um importante evento no munícío mineiro de Paracatu. A gestora integrou, a convite do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT), arq. urb. Leônidas Oliveira, a comitiva da Secretaria no Encontro de Prefeitos e Gestores do Noroeste e Alto Paranaíba, realizado entre os dias 6 e 8 de agosto.

Com a participação do Governador Romeu Zema e cerca de 20 prefeitos, o encontro marcou a inauguração da primeira unidade da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) fora de sua cidade-sede e a assinatura de Decreto que cria o Polo Gastronômico e Cultural de Paracatu.

Na oportunidade, Presidente Edwiges Leal apresentou o Conselho aos prefeitos e demais participantes do evento, destacando a relevância das ações desenvolvidas pela autarquia e a importância do acesso, pela sociedade, aos serviços de arquitetura e urbanismo desempenhados por profissionais habilitados. Em sua fala, enfatizou o papel fundamental da arquitetura e urbanismo para a materialização dos planos propostos pelas gestões municipais e que as prefeituras podem contar com o exercício profissional do arquiteto e urbanista, profissional que possui a função e qualificação necessária para atuação no planejamento urbano, habitação, patrimônio e meio ambiente, por exemplo.

Em sua palestra “Arquitetura e Urbanismo, memória e o futuro saudável de nossas cidades”, a Presidente provocou uma reflexão sobre a importância e a forma como estão sendo construídas nossas cidades hoje e que elas serão o futuro patrimônio de nossa sociedade. Ainda em seu momento, a Presidente do Conselho, apresentou aos participantes o documento “10 medidas pela qualidade das cidades”, cartilha especialmente desenvolvida para os gestores municipais, com propostas de melhorias para as cidades, produzida em consonância com a Nova Agenda Urbana da ONU.

 

 

A participação do CAU/MG no evento foi, na avaliação da Presidente Edwiges, uma ótima oportunidade de interlocução com representantes de toda região e de levar à sensibilização para a importância da Arquitetura e Urbanismo na preservação do Patrimônio que transforma cidades, tornando-as mais saudáveis e acolhedoras para seus habitantes e visitantes.

Compuseram também a Comitiva da SECULT, a Chefe de Gabinete, Maristela Rangel, a Subsecretária de Turismo, Milena Pedrosa, o Presidente do Iepha, Felipe Pires, o Presidente da FAOP, Jefferson da Fonseca Coutinho, o Presidente do EMC, Sérgio Reis, o Assessor-chefe da ASCOM, Gustavo Mendicino e o Assessor de Parcerias Gildemir Paixão, todos chefiados pelo Secretário Leônidas Oliveira.

Em sua conta no Instagram, o Secretário ressaltou a importância do encontro que, segundo ele, foi “um momento histórico, pois a FAOP se destaca pela formação na área de restauração e conservação, preservando o nosso patrimônio. A nova unidade vai estimular a cadeia produtiva da cultura e do turismo na região, com geração de emprego e renda”.

 

Paracatu

Nascida no Século XVIII, a cidade histórica teve seu apogeu no do Ouro e, embora tenha um grande valor histórico, seu acervo nem sempre é conhecido pelos mineiros. A implantação de uma unidade da FAOP na cidade, com curso de restauração, e a possibilidade de instalação futura de escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) coloca Paracatu em merecido local de destaque.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo