Home » Arquitetura, CAU/MG, Notícias, ONU - ODS, Sustentabilidade, Urbanismo » CAU/MG agrega conhecimento sobre ODS em eventos

CAU/MG agrega conhecimento sobre ODS em eventos

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vem sendo trabalhados pela atual gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG desde o primeiro ano do triênio 2018-2020. Estão inseridos no Plano de Ação que norteia os trabalhos que já estão em desenvolvimento. E para agregar mais conhecimento sobre o tema, a Gerente Geral do Conselho, Anna Louzada, e o arquiteto analista da Gerência de Planejamento, Marcus César, participaram da Assembleia Geral do Movimento Nacional ODS Santa Catarina em 28 de março, no município de Florianópolis. Foram dois dias de intensas conversas e articulações para o fortalecimento do Movimento Nacional ODS com resultados altamente positivos.

ODS em eventos

Agora, a prioridade é o Fórum Brasil ODS que acontecerá também em Florianópolis, nos dias 28 e 29 de junho e no dia 30 de junho, a reunião preparatória para a Assembleia geral que ocorrerá em setembro em local e data a ser definida (fonte: @movimentoodssc).

Coordenações estaduais representadas:

  1. Amazonas
  2. Espírito Santo
  3. Paraná
  4. Rio de Janeiro
  5. Santa Catarina
  6. São Paulo

Estados convidados presentes

  • Minas Gerais
  • Rio Grande do Sul
  • Tocantins

Foi apresentada no evento a ferramenta Bússola Social, um sistema de gestão e investimento voltada para projetos sociais. Os signatários irão usar a ferramenta para gerenciar seus projetos e dar transparência para as suas ações! Conheça mais sobre no vídeo abaixo.

 

 

Compartilhando experiências

Via CAU/PE (com alterações)

O CAU/PE iniciou o processo para a reformulação do planejamento de suas ações para 2019 com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em março de 2019, conselheiros estaduais, funcionários e representantes de entidades dos arquitetos e urbanistas participaram de oficina para internalização do planejamento do CAU, com foco nos indicadores estratégicos.

Com a mediação do Gerente de Planejamento do CAU/MG, Pedro Schultz, a oficina realinhou o planejamento do CAU, seus indicadores e a possibilidade de vinculação com os ODS. Como resultado, definiu um calendário prevendo elaboração de propostas até o dia 7 de abril, seguida de priorização das ações e conclusão de Plano de Ação em 7 de maio, com a validação pela Plenária.

“Nossa contribuição se deu porque no CAU/MG já instituímos esse modelo, com sucesso, e entendemos que é importante compartilharmos a experiência com outros Conselhos, para que todos estejam atuando numa mesma direção”, explicou Pedro Schultz. A coordenadora da Comissão de Organização e Administração (COA) do CAU/MG, Rita Gomes Lopes, também participou do evento, destacando o papel da COA no desenvolvimento do planejamento estratégico.

O presidente do CAU/PE, Rafael Amaral Tenório, lembrou que o Conselho já vem pautando suas ações com base nos ODS e que a meta é vincular suas ações a todos os 17 Objetivos previstos pela ONU até o final de 2020. “Para isso será fundamental a participação de todos, não apenas da equipe interna, mas arquitetos e urbanistas que entendem a importância desses objetivos para um futuro melhor”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *