Home » CAU/MG, Eventos, Notícias, Projeto Rotas » “CAU e a Cidade” de abril debateu o valor do projeto

“CAU e a Cidade” de abril debateu o valor do projeto

Laura Penna expôs vivências e explorou os valores agregados ao projeto do arquiteto e urbanista

valor do projeto

Qual o valor do seu projeto? Partindo dessa questão, realizamos em Juiz de Fora a segunda edição do “CAU e a Cidade”, onde convidamos referências em áreas de interesse para debater questões interligadas à arquitetura e urbanismo, e difundir o papel do CAU/MG e do arquiteto e urbanista no processo de construção de cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

O presidente do CAU/MG, arq. urb. Danilo Batista, abriu a programação de palestras com uma apresentação com foco na gestão do CAU/MG frente à profissão e à sociedade. Apresentou o Plano de Ação 2019-2020, cujo desenvolvimento foi feito com contribuições sempre vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os 17 ODSs. Clique aqui e saiba mais sobre o planejamento do Conselho, apresentado pelo Presidente.

Em seguida, o Coordenador Adjunto da Comissão de Exercício Profissional – CEP-CAU/MG, arq. urb. Ademir Nogueira, tratou do exercício da arquitetura e urbanismo. Quais procedimentos e normativos o profissional e a população devem ter conhecimento, a fim de fazer valor o exercício regular da profissão. Como a importância do Registro de Responsabilidade Técnica – RRT, que garante segurança para quem projeta e/ou executa a obra, assim como quem é afetado por ela.

valor do projeto

Laura Penna, do Escritório GPA&A.

A palestra destaque da noite ficou por conta da arq. urb. Laura Penna, Diretora Administrativa Financeira do Escritório GPA&A. Laura abordou o tema foco do evento, tratando do valor agregado ao projeto. Valor esse que vai além do financeiro, focando também na importância de iniciar a produção arquitetônica levando em conta o impacto na cidade, no bairro, enfim, no entorno aonde será executada a obra. Há momentos em que o principal é o benefício que o trabalho trará para a sociedade, sendo esse o real legado do arquiteto e urbanista.

Por fim, a Conselheira da Comissão de Política Urbana e Ambiental – CEPUA-CAU/MG, arq. urb. Cecília Geraldo, apresentou aos participantes os preparativos para a UIA2020 RIO, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Os Congressos Mundiais ocorrem a cada 3 anos para o intercâmbio profissional, cultural, exposição de experiências, pesquisas e trabalhos acadêmicos entre todos os arquitetos do mundo, governos e sociedade, reunindo milhares de participantes. Sua apresentação está disponível na Biblioteca Virtual do CAU/MG.

 

Próximo evento na agenda do Projeto Rotas

Nosso próximo evento acontece em Guaxupé, na Regional Sul de Minas, no dia 30 de maio. Recebemos até o dia 30 de abril contribuições de temas para a palestra. Os dados já estão sendo compilados, e em breve daremos prosseguimento à estruturação do evento. Fique ligado nos nossos canais para maiores informações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =