Home » Arquitetura, CAU/BR, Ensino, Notícias, ONU - ODS, Urbanismo » CAU/BR vai produzir material sobre Educação Urbanística para escolas

CAU/BR vai produzir material sobre Educação Urbanística para escolas

Objetivo do projeto é levar a discussão urbanística para as escolas, para contribuir com a construção de cidades melhores no futuro

A Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU/BR vai produzir materiais paradidáticos em Arquitetura e Urbanismo para uso no Ensino Fundamental. O objetivo do projeto, promovido em parceria com a Pistache Editoral, é levar a discussão urbanística para as escolas, para contribuir com a construção de cidades melhores no futuro. A ideia é desenvolver o olhar crítico dos alunos para o meio urbano, para que os estudantes compreendam a cidade como um espaço com diversas camadas históricas.

Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR

O material sobre urbanismo para públicos não-especializados será idealizado refletindo a importância de se pensar o espaço urbano como um lugar de debate e de interação social, a partir da ideia que a cidade pode ser cenário para diferentes disciplinas escolares.

A  primeira etapa se iniciou com a realização de pesquisas com professores do Ensino Fundamental e coordenadores pedagógicos aos cuidados da Pistache Editorial. Os arquitetos e urbanistas que desejarem colaborar com a iniciativa estão convidados a repassar a informação para algum conhecido professor ou coordenador desse público-alvo.

O link para compartilhar com educadores é: https://www.pistacheeditorial.com.br/questionario.

O objetivo da pesquisa é entender como conceitos relacionados à dinâmica das cidades são abordados hoje nas escolas e como aplicá-los com mais eficiência; e quais são os métodos mais eficientes de fazer esse material sobre urbanismo chegar aos professores para, posteriormente, ser transmitido em sala de aula.

Via CAU/BR

 

Campanhas educativas também fazem parte do Plano de Ação do CAU/MG

O plenário do CAU/MG aprovou no final do ano passado seu Plano de Ação 2019-2020, que consiste na difusão da Arquitetura e Urbanismo de maneira ampla. As propostas são vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com um foco mais voltado para os ODS 4, 8, 11, 16 e 17.

Justamente a proposta vinculada ao ODS 4 (Educação de Qualidade) trata do desenvolvimento de material online para campanhas educativas junto às escolas. Iniciar o esclarecimento acerca da arquitetura e do urbanismo antes mesmo da formação superior.

Conheça o Plano de Ação do CAU/MG, clique aqui e fique por dentro do que estamos planejando já para este ano, além de 2020 em diante.

Educação Urbanística para escolas

Oficina de Arquitetura para Crianças com Simone Sayegh (Casacadabra), realizada pelo CAU/MG e CEAU-CAU/MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *