Arquitetura

CAU/BR e CAU/MG participam da Marcha Nacional dos Prefeitos

CAU/MG realizará ações de valorização da profissão, enaltecendo a importância dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo nas prefeituras mineiras, e apresentando também as possibilidades de parceria com o Conselho

 

Marcha Nacional dos Prefeitos

 

Nos dias 27 a 30 de março, mais de 9.000 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o país estarão reunidos na capital federal para a 24 a, Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios., promovida pela Confederação Nacional dos Municípios. Arquitetos e urbanistas também estarão presentes, representados pelos presidentes e conselheiros do CAU. “Nossos conselheiros estarão mobilizando os políticos de suas bases regionais, é um trabalho muito importante”, afirma a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.

No evento, os conselheiros vão buscar aproximação com o poder público (executivo e legislativo) nas três esferas: municipal, estadual e federal. Objetivo é conhecer as demandas dos municípios e encontrar convergências com as pautas do CAU e terão a oportunidade de mostrar a importância do trabalho de arquitetos e urbanistas. “Este é o momento de ouvir entendermos as demandas dos municípios, qual a percepção dos gestores públicos e como o CAU pode ajudar”, disse a conselheira Camila Leal.

O CAU Brasil vai montar um stand de 25m² apresentando seus principais projetos voltados aos muncípios, como apoio à Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS), Licenciamento Responsável e Digital, CAU Educa, Projeto Lelé e sugestões para o Patrimônio Histórico e Cultural. Todos esses assuntos também estão em um material produzido exclusivamente para as Prefeituras, como o folder “Prefeito (a), Saiba como Arquitetura e Urbanismo podem melhorar a sua cidade!” que será incluído nas pastas que a CNM fornecerá a todos os participantes da Marcha.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR VERSÃO WEB DO FOLDER
“PREFEITO (A), SAIBA COMO ARQUITETURA E URBANISMO PODEM MELHORAR A SUA CIDADE”

 

Só na área de ATHIS, por exemplo, o CAU Brasil e os CAU/UF já financiaram mais de 230 ações em todo o país. O investimento total, de 2017 a 2022, já ultrapassou R$ 23 milhões. Além disso, a campanha Mais Arquitetos impactou mais de 20 milhões de pessoas nas redes sociais, mostrando o que é a ATHIS e como acessá-la.

Com isso, os conselheiros vão reforçar os temas apresentados na Carta aos Candidatos das Eleições 2022, que trouxe 20 propostas de políticas públicas inovadoras, partindo de três eixos principais:

  • Moradia digna é uma questão de saúde pública
  • Direito à cidade é uma questão de justiça social
  • Planejamento Urbano Integrado é segurança e qualidade de vida

Objetivo é mostrar como a Arquitetura e o Urbanismo podem melhorar as cidades brasileiras e como o CAU pode ajudar nessa missão. “Vamos seguir um roteiro para abordar os prefeitos. No evento, também haverá representantes do Governo Federal, que serão abordados da mesma forma. Será uma marcação cerrada”, diz Nadia. “É hora de mostrar o nosso protagonismo. Precisamos de mais Arquitetura e Urbanismo e vamos lutar para isso.”

O CAU/MG estará participando ativamente nessa iniciativa, com a presença da presidente Edwiges Leal e conselheiro federal Eduardo Fajardo no stand, aproximando gestores de Minas ao Conselho, com ações de valorização da profissão e dos profissionais. Também serão apresentados os benefícios que a parceria com a autarquia pode trazer para os municípios mineiros, através da frente de atuação “Cidades Melhores”, cuja finalidade são os Termos de Cooperação Técnica.

Presidente do CAU/BR, Nadia Somekh, convocou os conselheiros a se engajarem na Marcha dos Prefeitos.
A presidente do CAU/MG e Coordenadora do Fórum de Presidentes do CAU, Edwiges Leal, estará atuando presencialmente no stand do evento.

Entre os debates que os conselheiros devem participar, estão temas como desafios do saneamento, regulação do transporte público, gestão ambiental, turismo em cidades históricas, defesa civil, reforma tributária, habitação e PPPs, Programa Município Carbono Zero, trânsito e mobilidade, além de debate com ministros e vereadores. A presidente do CAU Brasil destacou que são os prefeitos que podem beneficiar diretamente a população local, principalmente a parcela mais humilde, por isso a importância dessa participação dos arquitetos e urbanistas na Marcha a Brasília.

Neste ano, o evento comemora 25 anos de mobilização nacional, com o tema “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”.

Fonte: CAU/BR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo